Laura Blane

3 dicas infalíveis para combinar cores nos seus looks

Laura BlanePublicado em 15/09/2021 às 13:10Atualizado há 15/09/2021 às 13:13

Uma das maiores queixas das clientes que me procuram é que elas não sabem como combinar cores no dia a dia e sempre estão com as combinações padrão: preto e branco, bege e marrom, colorido e preto etc. 

Mas, hoje os seus problemas acabaram, pois eu trouxe 3 dicas infalíveis que você vai mudar a sua forma de fazer combinações de cores. Bora lá?

Círculo Cromático

O Círculo Cromático será seu grande aliado na hora de fazer combinações de cores. Então a primeira coisa que você vai fazer é baixar um no seu celular. Basta pesquisar no Google por “círculo cromático” em imagens, ou no Pinterest, e vão aparecer milhões de opções para você.

Este círculo basicamente é formado pela mistura de 3 cores primárias: amarelo, azul e vermelho, e destas três surgem 12 cores, que são separadas entre quentes e frias. As cores quentes são as mais alaranjadas e avermelhadas, já as frias são as violetas, azuis e esverdeadas. Com o círculo, você consegue formar 3 combinações básicas que vão te ajudar muito na hora de se vestir.

1- Combinação monocromática

A Combinação Monocromática é a mais simples, porém pouco explorada no dia a dia. Para quem pensa que “tudo da mesma cor” é sem graça, se engana! O monocromático é considerado elegante e refinado, principalmente quando é usado numa cor diferente, como no exemplo, eu todinha de rosa. 

O monocromático é nada mais do que usar tudo da mesma cor, e aí pode ser o mesmo tom ou tons diferentes. Tudo no mesmo tom alonga a silhueta, enquanto tons diferentes não alongam tanto assim. O que eu fiz nesse caso que os tons eram diferentes, foi colocar a calça por cima da camisa para deixar minhas pernas aparentemente maiores. Além disso, coloquei a sandália na mesma cor da calça, pra causar essa impressão de alongar a cor. 

2 – Combinação Análoga

A Combinação Análoga é outra bem legal que dá para explorar com o círculo. Nela, você escolhe de 2 a 4 cores seguidas no círculo cromático, porém com bastante harmonia, já que por serem cores seguidas elas parecem pertencer a uma mesma “família”. 

Eu usei rosa e laranja no exemplo acima, mas você pode explorar o círculo como um todo. Essa combinação análoga transmite mais criatividade, jovialidade e é menos formal do que a monocromática. Optei por colocar um rosa frio na parte de cima, que é da minha cartela da coloração pessoal, e deixei o laranja que é quente na parte debaixo, assim favorecendo mais a minha beleza natural do rosto. Mas, você pode usar tudo quente, tudo frio, na sua cartela, caso você saiba qual é etc. 

3 – Combinação Complementar

A Combinação Complementar é a mais ousada das 3 que eu trouxe no conteúdo de hoje. Ela é formada por duas cores opostas no círculo cromático, portanto elas não pertencem a uma mesma “família”, o que a torna mais criativa ainda do que a análoga. 

Neste caso eu usei rosa com verde, particularmente uma combinação que eu amo muito. É importante ressaltar que este tipo de combinação chama um pouco mais de atenção, portanto é ideal para ambientes em que convenham esse tipo de visual e personalidades que gostem de ousar mais nas roupas. 

Outras combinações

As combinações possíveis com o círculo cromático não param por aí, existem outras formas ainda mais ousadas de usar as cores usando deste artificio. Eu sugiro iniciar com estas 3 mais simples que eu trouxe por aqui, mas ao aprimorar o seu jeito de combinar cores, você pode explorar cada vez mais o círculo e suas mil possibilidade. 

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo de hoje. Não esqueçam de me seguir no Instagram, @blanelaura, e na semana que vem estou de volta com outras dicas. 

Até lá!

LEIA MAIS

20/09/2021 - 13:13

19/09/2021 - 01:31

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: