Toninho Ferreira

10 anos da desocupação do Pinheirinho

Nunca foi fácil. Desde os primeiros dias, as famílias tiveram de enfrentar inúmeras dificuldades

Toninho Ferreira, presidente do PSTU de São José dos Campos
06/01/2022 às 20:06.
Atualizado em 08/01/2022 às 01:10

Por oito anos, a ocupação do Pinheirinho existiu e resistiu em São José dos Campos, tornando-se um exemplo simbólico em todo o país da luta do povo pobre pelo direito à moradia. 

Nunca foi fácil. Desde os primeiros dias, as famílias tiveram de enfrentar inúmeras dificuldades. Desde o início, os poderosos fizeram de tudo para destruir aquela organização, afinal, o Pinheirinho desafiou a lógica capitalista da especulação imobiliária e da desigualdade social. 

Na madrugada do dia 22 de janeiro de 2012, apesar de que avançavam as negociações para a regularização da ocupação, um aparato de guerra foi montado pelos governos do PSDB de Geraldo Alckmin e Eduardo Cury. Dois mil policiais, helicópteros, cães, cavalaria, gás lacrimogênio, balas de borracha e spray de pimenta foram usados para despejar 1.800 famílias. 

A ação foi marcada por violações dos direitos humanos contra os moradores e a população dos bairros vizinhos. Pelo menos duas mortes resultaram da ação. A extrema violência e injustiça repercutiram internacionalmente. 

O Pinheirinho deixou uma lição que os poderosos não conseguem apagar. Sem recursos, as famílias do Pinheirinho fizeram um bairro existir e funcionar por vários anos, provando que é possível o povo pobre se auto-organizar por melhores condições de vida. 

A força daquela luta obrigou os governos a inicialmente garantirem um aluguel social e em seguida os moradores conquistaram novas casas para viver no conjunto Pinheirinho dos Palmares. 

Seguiremos reivindicando reparação às famílias vítimas da desocupação, bem como a desapropriação do terreno. Não esqueceremos jamais.

LEIA MAIS

O Paradoxo do Longo Prazo

18/01/2022 - 13:52

17/01/2022 - 13:53

15/01/2022 - 01:22

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por