Amador

Comitê autoriza retorno dos torneios oficiais de futebol de São José

A previsão é que os torneios da Acaf comecem na segunda quinzena de outubro e os da Liga em novembro

Publicado em 28/09/2021 às 15:12Atualizado há 29/09/2021 às 01:07
A retomada das atividades dos campos de futebol amador da cidade foi autorizada em agosto pelo comitê (Claudio Vieira/PMSJC)

A retomada das atividades dos campos de futebol amador da cidade foi autorizada em agosto pelo comitê (Claudio Vieira/PMSJC)

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus autorizou a volta dos campeonatos oficiais de futebol amador de São José dos Campos organizados pelas entidades conveniadas com a Prefeitura, como a Acaf (Associação dos Clubes Amadores de Futebol de São José dos Campos) e a Liga Municipal de Futebol Amador. As competições estavam suspensas desde março do ano passado devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

A previsão é que os torneios da Acaf comecem na segunda quinzena de outubro e os da Liga em novembro. As copas populares organizadas pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, em suas diferentes categorias, só serão reiniciadas no ano que vem.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp: https://bit.ly/ovale-agora-6 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado!

No dia 16 de agosto passado o comitê aprovou e deliberou os protocolos para liberação das atividades de futebol de campo em São José dos Campos a partir do dia 21 de agosto, quando os cerca de 60 campos retomaram suas atividades mediante protocolos sanitários de prevenção e controle durante a pandemia.

Segundo avaliação da equipe técnica da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, houve uma manifestação positiva da comunidade esportiva do futebol amador da cidade, crescendo o interesse dos clubes em participar de competições. Assim, no início deste mês foi apresentado ao comitê um novo protocolo, reforçando as medidas de prevenção e os cuidados que os clubes e entidades terão que ter durante a realização dos jogos.

Condições

Entre as principais medidas aprovadas estão a realização de apenas uma partida por período, ou seja, um jogo sábado de manhã, um sábado à tarde, um domingo de manhã e um domingo à tarde, ficando proibida a realização de rodadas duplas por período; intensificação de higienização dos vestiários e sanitários de uso dos atletas; disponibilização de álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara por pessoas alheias ao campo de jogo.

Os atletas deverão ainda informar aos seus dirigentes a ausência de sintomas de síndrome gripal e aqueles que responderem positivamente deverão ser impedidos de participar das partidas. As entidades responsáveis pela organização das competições estarão obrigadas a divulgar e zelar pelo cumprimento dos protocolos e ainda fiscalizar os clubes filiados.

A Acaf conta atualmente com creca de 50 times filiados e a Liga Municipal de Futebol Amador também com 50. Ambas são conveniadas e recebem subvenção da Prefeitura para o desenvolvimento de seus campeonatos.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: