Nossa Região

Com alta nos índices, governo estadual recua em nova evolução do Plano SP

Da redação@jornalovalePublicado em 12/06/2021 às 02:00Atualizado há 24/07/2021 às 01:31
Fiscalização no comércio de São José dos Campos durante a pandemia (Charles de Moura/PMSJC)

Fiscalização no comércio de São José dos Campos durante a pandemia (Charles de Moura/PMSJC)

A expectativa de uma nova evolução no Plano SP foi derrubada por uma prorrogação da fase de transição com as mesmas normas, ao menos até o dia 30 de junho em todas as regiões do estado. Apesar da gravidade de indicadores, o Centro de Contingência nega um colapso.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a preocupação tem sido com o interior, já que ao menos oito das 17 regiões de São Paulo apresentam ocupação de leitos acima de 90%. Na RMVale, a ocupação é de 81,8%.

O cenário atual é de estabilidade na velocidade do crescimento de casos, contudo, há elevação no número de internações pela doença.

"Ainda mantemos patamares elevados, e isso faz com que o governo de São Paulo se mantenha alerta. Por isso, manter essa fase de transição por mais 14 dias é diminuir a circulação do vírus. Antes, falamos: 'fique em casa enquanto arrumamos a saúde. Agora, falamos: 'saiam com responsabilidade, evitem as aglomerações, usem a máscara, façam o distanciamento social'", disse o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Com os indicadores da pandemia ainda em avanço, os planos do governo estadual para que os estabelecimentos pudessem ampliar o horário de funcionamento para até 22h e a capacidade de público para 60% a partir de 14 de junho foram adiados. O avanço nas regras deve estar condicionado a uma melhoria no quadro pandêmico. Essa foi a segunda vez que a previsão foi barrada.

Pelas regras da fase de transição, o toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 21h às 5h. Os estabelecimentos podem funcionar das 6h às 21h, com capacidade máxima de 40%. O planejamento também recomenda teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias..

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: