Guerra

Suécia e Finlândia concluem negociações de adesão à Otan

"Ambos os países confirmaram formalmente sua vontade e capacidade de cumprir as obrigações e compromissos políticos, legais e militares da adesão à OTAN", diz aliança

05/07/2022 às 08:08.
Atualizado em 05/07/2022 às 08:08
Otan (Divulgação)

Otan (Divulgação)

A Finlândia e a Suécia concluíram as negociações de adesão na sede da OTAN em Bruxelas na segunda-feira.

A Otan disse em um comunicado que as conversas foram conduzidas entre funcionários da Otan e representantes dos dois países, acrescentando que a delegação finlandesa foi liderada pelo ministro das Relações Exteriores Pekka Haavisto e pelo ministro da Defesa Antti Kaikkonen, enquanto a delegação sueca foi liderada pela ministra das Relações Exteriores Ann Linde.

“Ambos os países confirmaram formalmente sua disposição e capacidade de cumprir as obrigações e compromissos políticos, legais e militares da adesão à Otan”, acrescentou o comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores da Suécia disse que as negociações correram bem.

Em linha com a decisão tomada na cimeira da NATO em Madrid, os representantes dos 30 países membros da NATO vão assinar na terça-feira os protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia para completar os trâmites oficiais.

Protocolos de participação a serem assinados por todos os membros

Na próxima etapa, cada um dos países convidados enviará uma carta de intenção ao secretário-geral da OTAN na qual declara que aceita os termos e obrigações da adesão à OTAN e inclui um plano de reforma, se acordado nas negociações.

Em seguida, a OTAN preparará protocolos de adesão ao Tratado de Washington para cada convidado. Esses protocolos são assinados pelos países da OTAN.

Os protocolos devem então ser ratificados pelos estados membros da OTAN de acordo com suas leis e procedimentos nacionais. Todos os estados membros, após completarem seus processos de ratificação, notificam os EUA – que acolhem o tratado – de que aceitaram os protocolos que prevêem a adesão de cada novo estado membro.

Quando todas essas etapas estiverem concluídas, o secretário-geral da OTAN convida os novos membros a ingressarem na aliança.

Finalmente, cada novo membro conclui seu próprio processo legal nacional e envia seu respectivo documento de adesão aos EUA e se torna membro da OTAN.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por