Democracia sob ataque

Instituto internacional aponta que a democracia brasileira foi a que mais sofreu em 2020

Órgão que possui sede em Estocolmo, na Suécia, defende que a democracia no Brasil se deteriorou e preocupa o resto do mundo

Da redação
27/11/2021 às 10:19.
Atualizado em 27/11/2021 às 10:20
Congresso Nacional em Brasília (EBC)

Congresso Nacional em Brasília (EBC)

O alvo é a democracia.

Pesquisa do Instituto Internavional IDEA, com sede em Estocolmo, na Suécia, mostra que a democracia brasileira foi a que mais sofreu e deteriorou em 2020.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/ovale-agora-19 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Segundo o órgão, na última década, o Brasil foi um dos cinco países que mais regrediram nos aspectos de garantias democráticas no planeta.

Chamado de ‘O Estado da Democracia em 2021’, o relatório aponta que “mais países do que nunca sofrem de erosão democrática (declínio na qualidade democrática), inclusive nas democracias estabelecidas”.

O levantamento afirma que “o Brasil foi a democracia com o maior número de atributos em declínio em 2020” e “a gestão da pandemia tem sido atormentada por escândalos e protestos de corrupção, enquanto o  presidente Jair Bolsonaro minimizou a pandemia e deu mensagens mistas”.

De acordo com o IDEA, um dos mais renomados institutos na avaliação da saúde democrática dos países mundiais, “o presidente [Jair Bolsonaro] testou abertamente as instituições democráticas do Brasil, acusando os magistrados do Tribunal Superior Eleitoral de se prepararem para conduzir atividades fraudulentas em relação às eleições de 2022 e atacando a mídia”.

Além do Brasil, Índia e Estados Unidos também figuram na lista de países que mais corroeram a sua democracia no último ano. Caso o período de avaliação seja os últimos 10 anos, o ranking é composto por Brasil, Turqia, Nicarágua, Sérvia e Polônia.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por