OVALE BRADSTUDIO

Vice-prefeita de Taubaté, Adriana Mussi, fala sobre mulheres na política e Inclusão Social

OVALE realiza Série Especial Vivacità ‘Mulheres na Vida Pública’, com lideranças femininas da região

Tamires Vichi
24/11/2021 às 10:28.
Atualizado em 24/11/2021 às 10:28
Adriana Mussi participa da Série Especial 'Mulheres na Vida Pública'

Adriana Mussi participa da Série Especial 'Mulheres na Vida Pública'

Adriana Mussi (Republicanos), vice-prefeita de Taubaté participou do segundo dia da Série Especial Vivacità ‘Mulheres na Vida Pública’, nesta terça-feira, falando sobre o seu trabalho no atual governo municipal, como vice, Secretaria e como representatividade feminina.

Mussi esteve no segundo dia de live da roda de conversas que contará com a presença de diversas lideranças de municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, para contar suas experiências na vida pública e também falar sobre a necessidade da maior presença das mulheres no cenário público.

A Série é um desdobramento da revista Vivacità, uma publicação semestral do jornal OVALE para o público feminino, que tem como objetivo abordar assuntos que evidencie o poder feminino e a luta das mulheres por seu espaço no mundo. As lives serão conduzidas pela jornalista Michelle Sampaio a convite de OVALE, no Instagram do jornal @jornalovale, sempre às 11h.

Adriana Mussi

Nascida e criada em Taubaté, Adriana Mussi é gestora pública, casada e tem uma filha, foi conselheira tutelar durante anos no município, e durante conversa contou que desde criança gostava de participar de ações sociais, ONGs, desempenhando sempre um trabalho voltado para crianças e o social. Hoje, vice-prefeita do Governo Saud, também está à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Iniciando a conversa, a jornalista Michelle Sampaio perguntou sobre como foi o convite para participar da chapa do atual prefeito. Mussi explicou que se candidatou pela primeira vez em 2016, concorrendo para o cargo de vereadora e recebendo mais de 900 votos, sendo a mais votada de seu partido, explicado ficar muito feliz com o resultado para uma primeira eleição, candidatando-se novamente em 2020, também para a Câmara Municipal, até a chegada do convite que a fez mudar de ideia:

“Fiquei com medo na hora, não tive muito tempo pra pensar. No dia seguinte era convenção e eu cheguei já dando entrevista de que eu seria vice-prefeita de Taubaté... E foi muito bacana a nossa campanha!”, explicando que o convite foi recebido de forma inesperada, mas que tudo aconteceu de forma muito positiva, sendo um grande prazer participar e trabalhar na campanha.

Em seguida, a conversa esbarrou nas dificuldades que envolvem a ocupação de um cargo político por uma mulher e Adriana Mussi ressaltou que estar na política não é uma tarefa fácil, ressaltando a luta contra fake news que envolveu a campanha. A vice-prefeita citou que não apenas a sua chapa, mas outros candidatos como Cursino e Loreny (também concorrendo à cadeira no Executivo), que tiveram de enfrentar muitas fake news.

Reforçou que as mulheres sofreram mais, com ataques mais agressivos: “Olha, Michelle, o que aconteceu com a Loreny e os outros candidatos me incomodava, incomodava o Saud também, as filhas deles também... Eu também passei muito por essa situação que a Loreny passou, era uma preocupação minha por ser mulher também”.

Explicou que o medo da exposição e dos ataques é muito frequente, mas que com o tempo, certa resistência é desenvolvida para entender e dialogar com diferentes situações. O aprendizado é diário e avalia os 11 meses de trabalho no governo de forma positiva e esperançosa para os próximos que virão:

“Meus primeiros dias aqui [como vice-prefeita] eu não consegui nem dormir, acordava de madrugada, foram um três, quatro meses de nervoso mesmo. Agora, 11 meses passados eu estou entendendo mais qual é o meu papel, qual é o meu lugar, a gente sentir medo nos torna responsáveis e o meu poder de reconstrução é gigante, eu estou vendo coisas em mim que eu estou me surpreendendo, eu estar vice-prefeita e ser secretaria...”, completa.

Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social

Ao longo da live, Adriana Mussi falou sobre o trabalho que vem desempenhando no governo, afirmando que está disponível para receber a população sempre que necessário e que as ações na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social têm sido um foco. Ao todo, a Secretaria possui 17 equipamentos, entre Centro Pop, Conselhos, Centros de Referência e mais.

Michelle Sampaio questionou sobre a situação de moradores em situação de rua no município, agravada com a pandemia, Adriana Mussi respondeu que existem equipes, ações e estrutura para acolher essas pessoas:

“Não dá para ter uma estatística porque a maioria das pessoas que são população de rua são migrantes. Eu tenho um trabalho de busca ativa e a maioria não são daqui de Taubaté e eles não querem os nossos serviços”, contando que existe resistência por parte dessa população em deixar as ruas, muitos, também, sendo dependentes químicos.

Adriana reforçou que a pobreza e a fome são assuntos urgentes e que tem trabalhado pela expansão do Centro Pop e de políticas sociais, como a entrega de cestas básicas.

Mulher e Política

Por fim, Mussi fez um convite às mulheres: “E vocês, mulheres, participem da vida política, participem da Câmara, vocês precisas entender de política para lutarem pelos seus direitos, a gente precisa se unir e lutar por direito!”.

Adriana falou sobre os desafios de trabalhar na política e ainda ser dona de casa e cuidar da família, ressaltou a importância do apoio de familiares, assim como a importância de também sempre ter um tempo para si, para o autocuidado. Para Adriana, a música e a arte são fundamentais para se manter em pé e se cuidar é ter força par fazer uma boa gestão.

De forma descontraída, a vice-prefeita soltou a voz e cantou um trechinho de uma de suas músicas favoritas, finalizando a conversa, que você pode conferir, integralmente, no Instagram @jornalovale.

Nesta quarta-feira, as lives continuam com a apresentação de Michelle Sampaio e com a participação de Samara Aguilar, a primeira-dama de Caraguatatuba, também às 11h, no Instagram de OVALE.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por