OVALE BRADSTUDIO

Secretária de Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, fala sobre trabalho e novos projetos para a Ilha

OVALE realiza Série Especial Vivacità ‘Mulheres na Vida Pública’, com lideranças femininas da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Tamires Vichi
22/11/2021 às 13:04.
Atualizado em 24/11/2021 às 18:35
Luciane Leite, Secretaria de Turismo de Ilhabela

Luciane Leite, Secretaria de Turismo de Ilhabela

Luciane Leite, Secretária de Turismo de Ilhabela, participou da primeira live da Série Especial Vivacità ‘Mulheres na Vida Pública’, nesta segunda, para falar sobre a importância da presença feminina na gestão das cidades, além de desafios e projetos para a Ilha.

A Secretária iniciou a roda de conversas que contará com a presença de diversas lideranças de municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, para contar suas experiências na vida pública e, também, falar sobre a necessidade de representatividade e maior presença das mulheres no cenário público.

A Série é um desdobramento da revista Vivacità, uma publicação semestral de OVALE para o público feminino, que tem como objetivo abordar assuntos que evidencie o poder feminino e a luta das mulheres por seu espaço no mundo. As lives serão conduzidas pela jornalista Michelle Sampaio a convite de OVALE, no Instagram do jornal @jornalovale, sempre às 11h.

Luciane Leite

Luciane é graduada em turismo, com MBA Executivo em Marketing pela ESPM e especialização em Desenvolvimento de Destinos Turísticos pela The George Washington University, e já soma 20 anos de atuação em áreas como Marketing, Turismo, Relações Institucionais e Governamentais.

Logo no começo da entrevista, Luciane compartilhou um pouco de suas experiências no âmbito profissional, que conta até mesmo com atuação fora do país, explicando que decidiu deixar o trabalho que tinha em Londres para assumir a Secretaria de Turismo de Ilhabela por três motivos:

“Primeiro, a lábia dele é muito boa, ele tem um poder de persuasão muito grande”, contou de forma descontraída, se referindo ao atual prefeito, Toninho Colucci, que foi quem a convidou para participar de sua gestão. Em seguida, destacou suas razões:

“Eu sou movida a desafio, então quando eu chego num ponto em que eu já sei que eu estou fazendo bem o meu trabalho e o meu olhinho brilho para outra coisa, eu digo: por que não? Eu gosto de desafios”, contou sobre aceitar o convite para a gestão em Ilhabela, “Eu era contratada por Londres, trabalhava no fuso de Londres, a minha vida durante a pandemia era acordar e trabalhar, trabalhar, trabalhar... Mas a vida não pode ser só trabalho, e quando o prefeito me ligou, ele falou ‘Você já pensou em viver em Ilhabela? Tem qualidade de vida aqui’", todos os fatores culminaram no 'sim' de Luciane.

Ainda durante a live, a jornalista Michelle Sampaio questionou sobre os desafios que mulheres enfrentam ocupando cargos de tão grande responsabilidade e decisão para um município, assunto o qual a Secretária explicou:

“Essa questão de não ter tanta mulher na vida pública é muito isso: é um mundo muito machista e as mulheres têm que provar sua relevância... Você tem que se impor, a mulher trabalha muito mais duro e muitas não acreditam que têm essa capacidade”, completou sua fala acrescentando a alegria e importância em ter colegas mulheres na liderança de outras pastas do município, como nas Secretarias de Educação e Obras.

“Vivemos numa sociedade patriarcal, sempre tive a personalidade muito forte, nunca abaixei a cabeça, nunca deixei ninguém me desrespeitar e não admito nenhum tipo de preconceito... Eu vim de uma família em que a gente teve uma vida de conquista pelo trabalho”, concluiu a Secretária.

Retomada e novos projetos para Ilhabela

Questionada sobre os próximos passos para a Ilha, sendo responsável pela Secretaria de Turismo de uma cidade que possui como essência e força econômica a identidade turística, Luciane explicou que primeiro é preciso cuidar da organização e que isso deve levar cerca de 1 ano:

“Estamos para completar 11 meses de governo e pegamos uma estrutura muito defasada, uma gestão que não tem contratos, então, eu preciso de um ano pra licitações”, afirmou.

Sobre os próximos passos, Luciane falou sobre resgatar o projeto do Aquabus, fazer ciclovias e reforçar os piers, acabando com o gargalo na entrada da Ilha e solucionando problemas de mobilidade. Projetos devem focar na população local, “Se é bom para quem vive, é bom para turista”, explicou a Secretária, que ressaltou que o seu trabalho precisa andar junto com as Secretarias de Obras e Infraestrutura e sempre colocando a preservação da natureza em primeiro lugar.

Apontou como característica central de sua gestão a criação do Observatório do Turismo de Ilhabela, “Tenho muito orgulho de termos criado o Observatório do Turismo, uma área em que temos os indicadores oficiais e que qualquer pessoa pode consultar, referente a turismo e ventos”, Luciane afirmou que o Observatório é fundamental para o desenvolvimento do turismo no município, pois com os indicadores é possível entender as necessidades e criar planejamentos adequados.

“Para mim, o Observatório do Turismo é fundamental. De janeiro a outubro já nos recuperamos em relação ao ano passado e a gente espera, pelo menos, o mesmo fluxo de turismo que foi em 2019 para o final desse ano”, explica.

Por fim, ressaltou que além da organização da pasta e atuação para melhora da mobilidade urbana, a Secretaria deve valorizar e fomentar o Anywhere Office, conceito que traz a ideia de “escritório em qualquer lugar”, que muito ganhou força com a pandemia, com a quantidade de pessoas que se mudaram ou decidiram desempenhar o trabalho remoto em Ilhabela.

Atrair maior número de turistas em períodos de baixa (de abril a junho), com atividades como a observação de cetáceos e aves, além de opções que vão além da natureza, como museus e shows, que também fazem parte do plano. Casamentos ao ar livre e a retomada dos cruzeiros marítimos também devem movimentar o turismo de Ilhabela.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por