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Governo de SP amplia em 350% o número de escolas de ensino integral na RMVale

Projeto na rede estadual oferece ensino integral com diversas atividades e práticas para estudantes de todo o estado; meta é chegar 1,4 milhão de alunos atendidos em 3.000 unidades, em quase 500 cidades de São Paulo

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29/04/2022 às 16:50.
Atualizado em 06/05/2022 às 23:46
Escola com ensino integral na RMVale (Governo SP)

Escola com ensino integral na RMVale (Governo SP)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou o novo plano de expansão do PEI (Programa de Ensino Integral), buscando alcançar 3.000 unidades escolares até o ano que vem. A medida vai beneficiar cerca de 1,4 milhão de alunos por todo o estado.

A proposta de expansão foi iniciada já no atual ano letivo, com projeto de expansão para mais de 950 unidades. Atualmente, são 264 escolas (18,5%) de anos iniciais (1° ao 5°ano), 1.587 (42,6%) de anos finais (6° ao 9°ano) e 1.576 (43,1%) de ensino médio. O programa é ofertado em dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No segundo, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

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A previsão é que o avanço do PEI comece ainda no segundo semestre de 2022. O objetivo da pasta é confirmar mais 100 escolas, passando para 2.150 no total. Para 2023, a previsão é que as 3 mil escolas do PEI atendam 494 cidades, ou seja, 76,5% dos municípios do Estado.

Na RMVale, atualmente são 140 escolas de tempo integral. Até 2018, eram 31 escolas integrais na região. Houve um aumento de 351%. 

Na rede estadual desde 2012, o programa promove práticas variadas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, e componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas de maneira estruturada.

O processo de adesão para 2023 permanece aberto, e o ingresso de novas escolas PEI é definido a partir de uma análise técnica e da priorização das unidades maiores e mais vulneráveis.

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