Branded Content

Junho Vermelho conscientiza sobre doação de sangue

Gesto voluntário salva vidas: um doador pode ajudar até quatro pessoas

OVALEBrandStudioPublicado em 20/06/2021 às 23:52Atualizado há 24/07/2021 às 01:22
Pag 6-1 (Flávio Pereira)

Pag 6-1 (Flávio Pereira)

A campanha Junho Vermelho, de conscientização e incentivo à doação de sangue, faz parte do calendário oficial do município. A lei 9.536/17, que instituiu o mês comemorativo na cidade, é de autoria do vereador Lino Bispo (PL) e foi aprovada pela Câmara com o objetivo de estimular a população a se tornar doadora. O mês escolhido faz alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho.

Anualmente, o legislativo tem apoiado ações para captar novos doadores e manter os regulares, que ajudam a garantir o estoque do banco de sangue, tão necessário para quem precisa de transfusões. Uma dessas ações é a tradicional homenagem aos doadores mais assíduos da cidade por ocasião do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam a importância da campanha Junho Vermelho no país, em que apenas 2% da população é doadora de sangue regular; o índice recomendado pela OMS é de 5%.

Em São José dos Campos, o Serviço de Hematologia e Hemoterapia funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido até os 60 anos); com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde.

Na TV

A programação da TV Câmara aborda o tema em uma entrevista com o responsável pelo setor de captação de doadores do Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos, Paulo Pontes. Ele explica, por exemplo, o que é feito com o sangue doado e quais são as condições que impedem a doação temporariamente e permanentemente.

O programa Com a Palavra vai ao ar nos canais 7 da Net e 9 da Vivo, além do site do legislativo, neste sábado (19) às 13h, domingo (20) às 10h, segunda-feira (21) às 19h, terça (22) às 9h30 e 13h30; depois fica disponível para assistir no Youtube.

Critérios para doação de sangue pós-vacinação ou Covid-19:

•Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;

•Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas depois de cada dose. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar 7 dias após cada dose;

•Pós-Covid-19: somente após 30 dias da recuperação completa.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: