Criativas e Econômicas

José Luiz de Souza | Colunista social

Com um pouco mais de doze meses vivendo a realidade da quarentena – ainda que os diversos planos e fases abram ou se fechem em restrições de acordo com o sobe e desce no índice das infecções – difícil ficar indiferente ao trabalho que as irmãs Dany e Grazi Duarte, de São José, tem compartilhado em suas redes sociais compartilhando desde pratos do dia a dia até truques e técnicas mais elaboradas entre as quatro paredes da cozinha. Procuradas, principalmente, por quem busca receitas e dicas culinárias, esse mercado é bem definido por Dany Duarte, “As mídias sociais vêm transformando o mercado de gastronomia radicalmente. É uma outra dimensão, pois aguça o interesse das pessoas de uma maneira muito maior. A gente quer mostrar que não precisa de ingrediente caro para criar uma refeição saborosa. Dá para usar o que tem em casa e comer barato”, comentário completado pela irmã Grazi “Queremos mostrar como ser criativo e utilizar técnicas básicas da culinária que fazem toda a diferença durante os preparos”. A iniciativa que começou há um ano, trouxe muitos frutos para a rede social das irmãs. Hoje, com o número nada modesto de quase 30 mil seguidores – levando em conta não se tratarem de chefs premiadas ou donas de restaurantes festejados – as Dany e Grazi despertam interesse de empresas, criam quadros que estimulam e engajam pequenos produtores da região e divulgam serviços que foram impactados com a Pandemia.

“Nossa última ação foi com pizzarias da cidade buscando exaltar o que cada uma tem de melhor”, conta Grazi.

Vale lembrar também que o “Mais Mais Sanja”, nasceu esse ano com a iniciativa das irmãs provarem as melhores coxinhas de frango com catupiry da cidade. E tudo isso pede ser acompanhado por meio de post, stories e lives no perfil do Instagram e Facebook @agradavelcozinha.

Na Mantiqueira

Desde a última quinta-feira, 16 de abril, e nas próximas três semanas Rodolfo Giugliani vai ser “Cantor Residente” do Hotel Toriba, em Campos do Jordão. Nesse período, Giugliani, considerado o melhor barítono verdiano brasileiro, fará apresentações especiais, sempre às sextas, acompanhado ao piano por Antonio Luiz Barker. O programa desses recitais, com o título “Itália na Mantiqueira”, mescla de árias de ópera com canções clássicas e populares. E, adicionalmente, entre várias outras atividades, o cantor também vai cantar repertório sacro na Capela do hotel (no domingo 2 de maio); conduzir uma vivência de respiração ao pôr do sol (data não definida); e vai fazer uma palestra sobre Ópera e Canto Lírico – em data ainda não definida, a ser transmitida simultaneamente pelo YouTube. O inédito projeto “Cantor Residente” é mais uma ação do programa Toriba Musical, que há cinco anos tem apresentações musicais em todas as 52 semanas do ano. Gratuitas para os hóspedes do hotel, elas são realizadas na Sala da Lareir’ ou, ao ar livre, no Solarium e as apresentações têm sido realizadas mesmo durante a pandemia, seguindo os protocolos de segurança sanitária.

Macaque in the trees
Rodolfo Giugliani em Otello, de Verdi

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.