No tabuleiro

José Luiz de Souza | Colunista social

 A Enoteca Decanter, de São José dos Campos, acaba de lançar mais uma novidade! Trata-se um Jogo de Tabuleiro – uma brincadeira que une diversão a um aprendizado sobre o mundo do vinho. O jogo de tabuleiro é um teste às cegas para que iniciantes e especialistas se divirtam enquanto provam vinhos. O jogo vem em ótimo momento por conta de dois fatores: vinhos e jogos de tabuleiro. “Durante a brincadeira os jogadores aprendem a identificar as características do rótulo escolhido pelos seus oponentes. Qual será a uva, de qual país é, qual seu teor alcoólico, qual região, que sabor tem, e como ele se identifica no seu paladar. Uma viagem gostosa entre o velho e o novo mundo bebendo muito vinho. Dentre os jogos de tabuleiros que existem sobre o vinho este é a melhor opção e a mais divertida”, explica Paolo Farone, sommelier da Decanter que acrescenta ““Em 2020 a pandemia fez com que os brasileiros em isolamento social consumissem mais vinhos. Na loja tivemos um aumento de 30% nas vendas nos últimos meses. E aqui na enoteca sempre procuro uma forma descomplicada de explicar sobre o mundo do vinho. E com o jogo acertamos em cheio, aprendizado fácil, alegria e diversão se uniram”, conta o sommelier. O jogo está disponível na Enoteca localizada na rua Santa Clara, 809, Vila Adyana, em São José dos Campos.

Paolo Farone

Pós Covid-19

Sintonizada com o momento atual a Cia Athletica, de São José dos Campos, elaborou um programa de fisioterapia e atividades físicas dividido em cinco fases para que as pessoas que se curaram do Covid-19 voltem à atividade física com todo o conforto e segurança, logo após a liberação médica. Isso por que pessoas que tiveram esse novo corona vírus costumam apresentar alguns sintomas e sequelas por algum tempo após o tratamento e cura. Os mais comuns são o cansaço excessivo, uma falta de ar anormal, a ausência de olfato e paladar, etc. Pode-se esperar que as pessoas fiquem mais sem fôlego para uma determinada atividade após um período de doença ou inatividade, portanto o retorno ao exercício requer uma progressão inclui aumentos gradativos de volume (tempo de execução da atividade) e carga (intensidade).

Dentro desse quadro, a primeira fase (reabilitação cardiorrespiratória), enquanto praticante caminha ou pedala a fisioterapeuta faz a monitoração da sua oxigenação, pressão arterial e frequência cardíaca. Na segunda fase são incorporadas outras modalidades, como yoga, exercícios aquáticos terapêuticos, cinesioterapia e outros. Já da terceira fase em diante, as diversas modalidades da academia vão sendo incorporadas ao programa que também podem ser incorporados aos planos de todos os alunos. Isso significa que os alunos da Cia Athletica também podem ser atendidos por fisioterapeutas na piscina e no ambiente da musculação, em diversos horários, sem custos adicionais. “Esse atendimento híbrido trouxe maiores resultados para os nossos clientes. Uma pessoa asmática pode agora nadar e complementar seu treino com exercícios respiratórios enquanto uma pessoa idosa com dores articulares pode recuperar sua condição física, ao mesmo tempo em que trata a sua articulação” – comentou Mônica Marques, diretora da Companhia Athletica.

Macaque in the trees
Fisioterapia especifica para recuperação da Covid-19

Macaque in the trees
Fisioterapia especifica para recuperação da Covid-19

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.