Viver

Museu do Folclore lança livro sobre Padre Rodolfo no aniversário da cidade

Da RedaçãoPublicado em 23/07/2021 às 00:16Atualizado há 27/07/2021 às 01:11
Hugo Ricardo dos Santos, historiador, mestre e doutor em Antropologia Social.   (Divulgação)

Hugo Ricardo dos Santos, historiador, mestre e doutor em Antropologia Social. (Divulgação)

 No dia em que São José dos Campos completa 254 anos, o Museu do Folclore lança o livro ‘Do Cemitério ao Altar’ – Um estudo sobre a devoção e o processo canônico do Padre Rodolfo Komórek’ (27º volume da Coleção Cadernos de Folclore), de autoria do joseense Hugo Ricardo Soares, historiador, mestre e doutor em Antropologia Social.

O lançamento ocorrerá no dia 27, aniversário da cidade, às 16h, e será transmitido pelo Facebook do museu. Além do autor, também participará desse encontro virtual a folclorista Angela Savastano, vice-presidente do (CECP) Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que faz a gestão do Museu do Folclore.

A Coleção Cadernos de Folclore é um projeto desenvolvido pelo Museu do Folclore desde 1987 e suas publicações são resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o CECP. Os livros retratam pesquisas científicas ou relatos de experiências na área do folclore e da cultura popular. O primeiro volume, ‘Azeite de Mamona’, tem como autores os folcloristas Toninho Macedo e Angela Savastano.

Primeira obra

“Esta obra é de suma importância para o Museu do Folclore e, com certeza, enriquecerá a Coleção Cadernos de Folclore, um projeto criado para dar vazão às muitas pesquisas realizadas por esse Brasil a fora nas áreas do folclore e da cultura popular”, enfatiza Angela Savastano.

“Eu me sinto lisonjeado pela oportunidade de poder contribuir com um projeto de tamanha importância. Essa é minha primeira obra e quero escrever mais. Por hora, tenho me dedicado mais a artigos científicos. Mas ando com algumas ideias, talvez escrever um livro sobre santidade no Brasil. Enfim, projetos”, destaca Hugo Soares.

Perfil do autor

Hugo Ricardo Soares, 41, é graduado em História, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. No final de 2018, finalizou no Departamento de Antropologia Social dessa mesma universidade seu pós-doutoramento. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na Università degli Studi di Udine, Itália.

Trabalhou como professor de História e Sociologia nos ensinos médio e fundamental e em cursos pré-vestibulares. Também atuou como professor de Antropologia em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Antropologia da Religião – LAR (UNICAMP) e do grupo de pesquisa ‘Crise da presença e resgate cultural: a antropologia de Ernesto De Martino’ (UNIFESP).

Distribuição

Após o lançamento, a versão impressa do livro estará à disposição de interessados na Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, no Museu do Folclore. Para retirá-la, de maneira gratuita, é preciso agendar uma data pelo e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com. A versão digital também ficará disponível no site do museu (www.museudofolclore.org) no próprio dia 27.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: