Integrantes do Projeto Guri apresentam-se na série ‘Toque de Casa 2021’

Da Redação | @jornalovale

Música de qualidade, com repertório variado, feita com recursos de casa e ao alcance de todos e todas. Esta é a proposta da série Toque de CASA 2021 na qual alunos e alunas do Projeto Guri apresentam produções audiovisuais. Essas apresentações são disponibilizadas de forma gratuita nas redes sociais do programa, ao longo do ano. No cardápio, obras de compositores da música de concerto e também da música popular.

Destacam-se na programação os Grupos de Referência, conjuntos formados pelos nossos alunos e alunas em estágio mais avançado de formação. Os Grupos apresentarão 78 vídeos musicais com as suas produções, resultado do processo educacional.

A RMVale é representada pelo Grupo de Referência de Lorena, com o Coro ‘Lacrimosa’, do Requiem em Ré Menor, de Mozart. A aluna Giovana Camile Guiroz, acompanhada pela pianista Rafaela Moreira, canta esta passagem da obra prima do compositor austríaco, sob a orientação do educador regente Vinicius Guedes.

 

Toque de Casa 2021 para as redes sociais

“O repertório dos Grupos de Referência, retratado nas produções audiovisuais de todo este ano, abarca músicas de diferentes estilos e épocas. Apresentamos de Mozart a Piazzola. Do cubano Compay Segundo a Johann Sebastian Bach. Do barroco alemão Telemann aos cancionistas populares brasileiros Vicente Barreto e Paulo Cesar Pinheiro. Uma programação representativa da amplitude cultural que o Projeto Guri procura apresentar na formação da gurizada e do público que costuma frequentar nossas mais de 2.500 apresentações musicais anuais”, explica Ari Colares, gerente-artístico da Sustenidos, organização gestora dos polos do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA. Assim, as apresentações musicais se transformam em apresentações virtuais. E o público segue prestigiando os conjuntos nas redes sociais.

Os 13 Grupos de Referência são formados por alunos e alunas 13 a 21 anos e todos recebem bolsa-auxílio. São conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. Os conjuntos estão nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

“Muita música boa é presentada neste ano!”, garante Colares. “Além disso, após assistir as performances da série, o espectador pode conferir outras produções dos nossos jovens, seguindo para as playlists no YouTube, por exemplo. Eu garanto que o pessoal de casa vai curtir”, afirma o gerente.

Sobre as aulas, independentemente do retorno presencial por conta a Covid-19, alunos e alunas tem acesso às atividades de modo remoto. O retorno presencial deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado de São Paulo e a autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade. Mais informações sobre os Grupos no link: http://www.projetoguri.org.br/grupo-de-referencia/

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.