Uma exposição quase impronunciável reúne 54 criadores online

Da Redação | @jornalovale

Em formato de galeria virtual, a exposição com o curioso título _+_ _ será lançada dia 17 de abril (sábado) às 15h e reunirá obras de 54 criadores. Com curadoria de Célia Barros os trabalhos foram realizados ao longo de oficinas de escuta, escrita criativa, desenho, dança e fotografia. A mostra faz parte do projeto “Latente Incomum” e será exposta no site homensdesaia.wixsite.com/latenteincomum

A partir de cinco oficinas com arte educadores de diferentes segmentos, a ideia atravessa a criação de uma exposição coletiva propondo diferentes plataformas que conectem os trabalhos entre si e estimule os sentidos do espectador. Os trabalhos foram realizados por 54 criadores participantes das oficinas com de idades e trajetórias heterogêneas que refletem repertórios artísticos e experiências profissionais distintas.

O título da exposição surgiu a partir do desenho de Clara Santos, participante da oficina de desenho - Ateliê de processos criativos para Existências Virtuais. A nomenclatura não deixa o tema evidente, mas propõe uma fórmula a ponto de provocar o espectador a questionar o que seria essa sequência de códigos e sinais, em que os espaços vazios aceitam um mundo de variáveis. “A linguagem da arte é especialmente eficaz em revelar angústias e padecimentos que não encontram expressão em outras estruturas mais objetivas. Capaz de transmitir o indizível, materializar os espaços ocos da comunicação e manifestar as diferentes singularidades, a arte torna possível se reconhecer enquanto existência numa sociedade que teima em homogeneizar as individualidades latentes”. Explica Célia Barros, curadora da exposição.

A exposição virtual _+_ _ ficará em cartaz até o dia 17 de maio e faz parte do projeto “Latente incomum” - realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc n 14.017, de 29 de julho de 2020, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.