Psicóloga lança livro sobre Jardim Pedramar, em Jacareí

Da Redação | @jornalovale

No dia 8 de abril, será realizada uma live para o lançamento do livro "Jardim, Pedra, Mar: um lugar com alma”. Nessa conversa, mediada pelo produtor cultural Alan Tomé, a autora do livro DeniseJorge e dois moradores do Jardim Pedramar, de Jacareí, Fernanda Araújo e Thiago Vinícius – coordenadores do espaço Cultura no Morro – irão contar como foi o processo de pesquisa que deu origem ao livro e exibir trechos do documentário “Jardim, Pedra, MareAlma: um lugar com alma”.

 

No livro “Jardim, Pedra, Mar: um lugar com alma” – fruto de um trabalho de pesquisa de doutorado junto ao IP-USP – a autora conta a história daquele lugar, a partir dos relatos e das imagens oferecidas pelos seus moradores – e mostra como eles cultivam a alma do lugar, na medida em que se envolvem com ele, prestam atenção àquele território de imagens e procuram dar sentido a elas. O documentário, produzido em parceria com a comunidade do lugar conta a história do bairro desde a sua criação, no início de 1990. Tanto o livro quanto o documentário mostram o poder de transformação da arte e podem ser fontes de inspiração para outras comunidades.

 

“Eu encontrei o Jardim Pedramar – bairro localizado na periferia da cidade – pela primeira vez em junho de 2014. Desde o momento em que chegue àquele lugar fui capturada pelas suas imagens. Eu convivi com os moradores do lugar durante três anos e meio, registrando em imagens tudo o que eu ouvia, via e experimentava. No Jardim Pedramar as pessoas dançam moçambique, compõem músicas e escrevem poesias homenageando o bairro, grafitam muros e cuidam do meio ambiente, desenvolvendo um patrimônio cultural e de resistência que os ajuda a lidar com a falta de saneamento básico, escolas, equipamentos de lazer e unidade básica de saúde.” Denise Jorge

 

A distribuição do livro será totalmente gratuita, através de espaços públicos (como a Fundação Cultural de Jacarehy, Educamais), associações e ONG´s da cidade.

 

A produção, impressão e distribuição do livro estão sendo realizadas com recursos da lei 14.017/002 – Lei Aldir Blanc. O projeto tem apoio da Fundação Cultural de Jacarehy, da Prefeitura Municipal de Jacareí, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.