Viver

'O almofariz de Deméter', de José Guilherme Rodrigues Ferreira, faz geografia de vinhos e alimentos

Da Redação
27/10/2020 às 09:00.
Atualizado em 24/07/2021 às 12:45
O almofariz de Deméterr
 (Divulgação)

O almofariz de Deméterr (Divulgação)

O escritor e jornalista José Guilherme Rodrigues Ferreira está lançando o livro ‘O almofariz de Deméter’, uma breve geografia de vinhos, afeições, alimentos e apetites, pela editora Tapioca. A obra já está em pré-venda no site da Amazon.

O autor das 48 crônicas e ensaios reunidos no livro, radicado em São José dos Campos, trata justamente da tarefa humana de comer – e de sobreviver –, em vários tempos históricos e em uma variedade de espaços geográficos, iluminando especialmente momentos nos quais a cozinha e a mesa são territórios de prazer e de invenção de afetos.

O escritor Roberto Taddei, que assina a apresentação do livro, intitulada “Um romance à mesa”, assinala uma evidente relação entre os textos, chamados de “cantos gastronômicos”.

Uma viagem que pode nos levar do pato prensado e numerado do Tour D’Argent de Paris à içá com ora-pro-nóbis de Silveiras, no Vale do Paraíba.

José Guilherme radicaliza em O almofariz de Deméter sua ‘escrita de conexões culturais, artísticas e literárias’, iniciadas com o livro Vinhos no Mar Azul, certamente valendo-se do muito que leu, bebeu e comeu, não necessariamente nessa ordem.

O jornalista e escritor, integrou equipes em redações de alguns dos principais veículos de comunicação do País é autor de Vinhos no Mar Azul – viagens enogastronômicas (Editora Terceiro Nome), premiado em 2009 com o Gourmand World Cookbook Awards, instituído na França.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por