Festival Felino Preta online recebe inscrições até 25 de maio

http://www.ovale.com.br |

A Associação Felino (Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte) vai realizar o Festival Felino Preta online, que receberá inscrições de vídeos online, de três a 60 minutos, que receberão prêmios de R$ 500 para participar do evento. O mais votado vai ganhar R$ 1.000. As inscrições para a edição 2020 serão recebidas até o dia 25 de maio, exclusivamente por meio de formulário online https://forms.gle/ut62TpUtzC9FqV3q6. O Festival busca alcançar artistas que retratem, vivenciem e multipliquem diversas vertentes da cultura Preta.

Serão 20 vídeos escolhidos que participarão de 10 dias de atividades online, entre os dias 5 e 14 de junho, que incluem a exibição dos selecionados e entrevista com seus criadores e convidados transmitida ao vivo. Cada artista poderá apresentar apenas uma proposta de atividade.

Todos os conteúdos selecionados farão parte da plataforma de vídeo da organização do Festival Felino Preta e durante o período de exibição os vídeos participarão de um concurso de escolha do júri popular.

A entidade foi contemplada pelo prêmio “Ponto de Cultura” do programa “Cultura Viva” no edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os recursos do prêmio serão empregados na realização do Festival Felino Preta com uma curadoria direcionada a cultura preta e a afirmação identitária.

A organização do festival, em parceria com o Espaço Cultural Circo Navegador, de São Sebastião, já está na segunda edição. Em 2019, o festival teve como linha curatorial “espetáculos ibéricos”, reunindo artistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha e contou com financiamento do prêmio do fundo internacional Iberescena.

Devido à necessidade de isolamento social, ao fechamento temporário dos espaços de arte e, levando em conta que o setor cultural é um dos mais afetados perante essas medidas, a equipe do Festival Felino Preta decidiu realizar, em um primeiro momento, o festival de forma online.

AJUDA.

Segundo os organizadores, esta medida tem a função de geração de renda emergencial para o setor cultural e contempla diversas linguagens artísticas, que tenham a temática preta e/ou sejam realizadas por pretas e pretos, com o objetivo de gerar visibilidade e garantir a monetização dos artistas envolvidos, que neste momento estão com sua capacidade de trabalho muito reduzidas.

“Receberemos conteúdos de todas as linguagens artísticas, produzido em diferentes formatos e gravados em vídeo. Trabalhadoras e trabalhadores da cultura (artistas, produtores, técnicos e agentes culturais) envolvidas com a temática preta, poderão participar. Não é um estímulo à produção de vídeos em tempos de isolamento social, são obras artísticas prontas”, diz a associação.

Segundo os organizadores, a iniciativa tem por finalidade ampliar a reflexão sobre a negritude, estimular o empoderamento e a emancipação, reforçar a autoestima e a construção simbólica da população negra contribuindo para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas da população.

Os interessados podem a página facebook/AssociacaoFelino e sigam @AssociacaoFelino no Instagram e fazer a inscrição no canal Circo Navegador no YouTube onde serão postados os vídeos do festival.

Cronograma:

10 a 25/5 período de inscrições

26 a 31/5 seleção das propostas

1 e 4/6 divulgação dos participantes, contratação pagamento dos prêmios

5 a 14/6 realização do festival

15 e 16/6 votação do júri popular

17/6 premiação do vídeo mais votado pelo júri popular

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.