Sexta-feira tem desfile de bloco com bateria feminina

O Bloco Sô Fia da Vida vai desfilar pelas ruas do centro de São José dos Campos nesta sexta-feira (21). Com uma bateria formada principalmente por mulheres, a concentração do bloco acontece na Rua Francisco Paes, a partir das 18h.

Formadas pelo desejo de liberdade e contra a violência de todos os tipos, o bloco “Sô Fia da Vida” surgiu no final de 2016, desfilando pela primeira vez no carnaval de 2017. Formado por diversas mulheres entre operárias, donas de casa, estudantes, profissionais liberais, artistas, professoras engajadas com o samba.

"As sambistas joseenses querem pular o carnaval, mostrar toda sua capacidade artística, garantir protagonismo e unir mais e mais mulheres na luta pela igualdade", diz a organização do bloco.

As organizadoras do bloco sentiram a necessidade de fazer um contraponto ao que comumente é visto no carnaval: a objetificação da mulher, a hipersexualização da pele negra, o assédio deliberado, além de outras formas de violência, e resolveram se unir para evidenciar o verdadeiro papel da mulher, no samba e na vida, o de protagonista. 

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.