Logo Jornal OVALE

Rodando o país com uma kombi, banda franco-brasileiro faz parada em São José

Thais [email protected]_thaisperez | @_thaisperez

A banda franco-brasileira Cao Laru (que se pronuncia Tchau Larru) vai estacionar sua kombi em São José dos Campos nesta sexta-feira.

Em apresentação no Sesc, o grupo que é formado por músicos brasileiros e uma francesa vai apresentar música multicultural, celebrando a mistura entre ritmos e nacionalidades.

Apesar da raiz forte brasileira, a banda começou na França, quando os integrantes se encontraram durante um mestrado em pedagogia na cidade de Rennes, em 2014.

"O grupo que tinha muita vontade de conhecer países e locais de onde a gente já tocava alguns sons típicos da música brasileira e do leste europeu. Nesta época, nos perguntamos então porque não deveríamos conhecer esses países, levar a nossa música a eles e conhecer mais sobre a sua cultura", contou Noubar Sarkissian em entrevista a OVALE.

Desde então, a banda já viajou por mais de 20 países, tendo estabelecido o Brasil com o "país-sede", mas sua arte para todos os países possíveis viajando em sua kombi e motor home.

Com uma experiência quase que nômade, a banda reuniu experiências sonoras e de vida, principalmente sobre as divisões visíveis e invisíveis entre culturas.

Foi dessa experiência que o Cao Laru lançou em 2019 o álbum "Fronteiras", que fala de temas sociais e políticos dos países que a banda visitou, além de questionar o porquê das fronteiras.

"Não importa o idioma em que a música é cantada ou se ela é instrumental, de alguma maneira ela nos toca e pode nos mudar a cada dia. Esse poder de transformação talvez seja um dos grandes motivos pelos quais a gente continua na estrada, compondo e tocando", completa Sarkissian.

A banda se apresenta no Sesc São José (Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 - Jd. São Dimas), nesta sexta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita.