Logo Jornal OVALE

Jacareí se prepara para receber festival de curtas produzidos no interior

Thais [email protected]_thaisperez | @_thaisperez

Jacareí vai abrir suas portas para o cinema nacional. A cidade será a sede do Festival de Cinema Curta Jacarehy, que terá a primeira edição entre os dias 20 e 23 de novembro de 2019. O festival vai receber curtas-metragens de todo o país, com um pré-requisito: só serão aceitas produções realizadas fora de capitais do Brasil.

O festival, que será realizado no Educamais de Jacareí, contará com mais de 8 horas de exibição de curtas-metragens inscritos, que vão concorrer prêmios de até R$ 30 mil em prêmios, produtos e serviços oferecidos pelos apoiadores do festival, além do troféu Curta Jacarehy.

Além das obras inscritas, sessões de cinema, oficinas, palestras e apresentações culturais, além de uma mostra de filmes voltados para o público infanto-juvenil.

Todas as sessões de cinema terão tradução simultânea para linguagem de sinais.

As inscrições dos trabalhos pode ser feita até o dia 30 de agosto, pela plataforma Festhome (www.fasthome.com).

Podem se inscrever curtas finalizados a partir de 2017 e que tenham duração máxima de 15 minutos, contando créditos iniciais e finais, que sejam produzidos em cidades do interior do país.

"Nossa ideia é valorizar e dar visibilidade aos produtores regionais. Queremos fomentar a produção, mostrar que é possível ter financiamento para essas obras, além de dar espaço para o networking desses cineastas", explica Tiago Santos, diretor-geral de produção do Curta Jacarehy.

De acordo com Tiago, o vencedor da premiação máxima do festival, terá a oportunidade de financiar cerca de 40% de um próximo projeto.

"A região tem potencial para se tornar um polo do cinema regional e nacional, já que o Vale do Paraíba está localizado em uma região tão estratégica, entre Rio e São Paulo", completou Santos.

TRADIÇÃO.

O Festival de Cinema Curta Jacarehy foi idealizado pelo jacareiense Antônio Celso dos Santos, cineastra que coordena o festival FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul).

Em 2019, o festival chega na 23ª edição, consolidado como importante festival internacional de cinema, o único no mundo com a temática Mercosul. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, Celso sempre nutriu o desejo de realizar um evento de cinema na região de sua cidade.

"O projeto do Festival Curta Jacarehy já está sendo desenhado há mais de 10 anos. Nos últimos dois anos, a equipe vem trabalhando efetivamente para esse lançamento", afirmou Antônio Celso..