Logo Jornal OVALE

Materiais usados por Bombeiros se tornam história através de artista de São José

Thais Perez @_thaisperez | @_thaisperez

Desde os tempos antigos, o simbolismo do fogo é ligado à vitalidade e renovação. Em termos práticos, o seu rastro deixa destruição, que pelas mãos de Joarez Filho floresce em arte.

Materiais usados por bombeiros, como mangueiras, capacetes e roupas de proteção no combate ao fogo foram matéria prima para a realização da coleção Guerreiros de Fogo, de Joarez.

O projeto teve início em 2018, quando o artista começou a produção de peças pilotos para o projeto. Os materiais foram doados pelo Corpo de Bombeiros de São José dos Campos, dos batalhões da Vila Betânia e Vila Industrial.

"Normalmente, esses materiais são reutilizados pelo próprio Corpo de Bombeiros, mas os que não são, acabam ficando em almoxarifados sem previsão de descarte ou vão para o lixo", explica Joarez Filho.

Doze telas piloto são a introdução de um projeto mais amplo planejado pelo artista, que está buscando apoio financeiro de empresas através da Lei Rouanet. "A ideia é realizar cerca de 20 obras, com materiais que tenho, mas ainda não foram usados, como capacetes, botas e materiais metálicos pesados", conta o artista à reportagem.

O valor que deve ser captado até dezembro deste ano, será utilizado para a confecção de telas de grande porte, podendo a chegar a 2 metros de altura por 1,60 centímetros.

HISTÓRIA.

Dar novo significado e lembrar são os pilares da coleção de Joarez. A necessidade de ser sustentável ao utilizar materiais que poderiam ser descartados, se mesclou com a adaptação visual de histórias de heróis anônimos.

"Além de contar uma história, é uma homenagem. Cada material vem cheio de histórias de resgate, de salvamento de vidas. As obras tem até um pouco de fuligem, cheiro de queimado, são obras que trazem história impregnada", afirma Joarez.

As primeiras obras da coleção "Guerreiros do Fogo" estão expostas na OVER Galeria, que fica na Rua Jorge Barbosa Moreira, 271 - Vila Ema, em São José dos Campos. A entrada é gratuita..