+ Design

tragédia imensurável

Atrás das mortes por Covid há histórias trágicas de famílias que perderam pai e mãe ou de parentes que se foram ainda jovens

Publicado em 19/05/2021 às 00:00Atualizado há 01/07/2021 às 01:06

Adriana perdeu Adriana.

As duas primas em primeiro grau nunca mais se encontrarão.

A mais jovem, de 43 anos, perdeu a vida para a Covid-19 depois de lutar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por mais de um mês, em março deste ano. A mais velha, de 49 anos, conta que a tristeza a levou à depressão.

"Éramos muito unidas e, mesmo morando em cidades diferentes no Vale do Paraíba, a gente se comunicava quase todos os dias pela internet", conta a professora Adriana, que pediu para não ter o sobrenome identificado.

"O que ficou agora foi um grande vazio, uma perda irreparável. Entrei em depressão. Uma morte de alguém tão jovem e que estava com saúde. Não tinha problemas. Essa doença é caótica e mortal. Ninguém deve se descuidar."

Cada morte em decorrência de complicações do coronavírus representa uma história de vida marcada pela doença. Para sempre. Há um rosto por trás da estatística fria e uma família enlutada tentando se recuperar da perda.

A perda de 5.138 vidas no Vale para a Covid-19 expõe o drama de milhares de famílias, muitas delas enlutadas mais de uma vez.

Em Lorena, a família Queiroz perdeu, no ano passado, o pai e a mãe em menos de um mês, ambos de complicações da Covid. A mãe morreu primeiro dias antes de completar 73 anos. O pai, que também estava internado, morreu aos 76 anos de idade. Ficaram os três filhos e quatro netos, e uma dor imensa.

"Ficamos no automático por muito tempo, sem acreditar. Mas preciso dividir a história da minha família para alertar as pessoas. Os sintomas variam de uma pessoa para outra e podem evoluir rápido. Por isso, estejam atentos e cuidem uns dos outros", disse uma filha do casal.

E o que dizer da família do casal Magally Batistucci e Roberto Negrão Kühne, de Taubaté?

Juntos há quase 60 anos, marido e mulher morreram após ficarem internados na UTI em tratamento do coronavírus. Morreram no mesmo dia.

Tristeza incomensurável..

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: