Saneamento avança com novas obras

ESTRUTURA. Jacareí tem atualmente 99,36% de abastecimento com água tratada, cerca de 80% de tratamento de esgoto e 99% de esgoto coletado. Os dados foram divulgados nesta semana pela prefeitura, que aposta na ampliação do serviço nos próximos anos. A meta é uma das promessas de campanha do prefeito Izaias Santana (PSDB) para o segundo mandato.

No início de 2021, foi iniciada a obra de duplicação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto Central, no Parque dos Sinos. De acordo com a prefeitura, foi feito um repasse de R$ 23.265.496,55 através de um convênio com a Secretaria Nacional de Saneamento (vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional), do Governo Federal.

Atualmente, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) trata 78% do esgoto no município, o que representa a maior parte da região leste. Segundo a prefeitura, com a obra de duplicação da estação, todo o esgoto da região oeste do município será tratado, atendendo cerca de 40 bairros, que realizam lançamentos irregulares em córregos da cidade, contaminando o meio ambiente.

"É de extrema relevância não só para Jacareí, mas para todas as cidades ao redor do rio Paraíba. Abastece milhões de pessoas na região e ainda parte importante do estado do Rio de Janeiro", ressaltou o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio

Atualmente, o índice médio de tratamento de esgoto no Brasil é de 45%, de acordo com informações do Instituto Trata Brasil..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.