Cidade tem queda nos roubos e furtos

AÇÃO. A violência é um problema antigo de Jacareí. Porém, de 2019 para 2020, o número de homicídios se manteve estável, com 34 registros nos dois anos. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os números de roubos e furtos, porém, apresentou queda em 2020. Muito também por conta da pandemia da Covid-19, que reduziu a circulação de pessoas.

De acordo com a SSP, 1.853 furtos foram registrados em 2019, contra 1.319 em 2020, uma queda de 28,81%. Já o número de roubos caiu de 799 no ano anterior para 513 em 2020, uma redução de 35,79%.

O número de roubos de veículos também teve queda. Foram 664 em 2019 e 506 no ano passado, uma redução de 23,79%. De acordo com a prefeitura, a criação do COI (Centro de Operações Integradas) na cidade ajudou também a reduzir os números da violência. Na oportunidade, foram investidos R$ 5,4 milhões na implantação do sistema, com 243 câmeras espalhadas pela cidade.

Outros dados que apresentaram queda em 2020 em relação a 2019 foram as mortes em acidentes de trânsito. Enquanto 2019 teve 19 mortes em vias locais, 2020 teve oito óbitos, queda de 57%. Os dados são do Infosiga. Segundo a prefeitura, a implementação do COI na cidade também ajudou, com o aumento do monitoramento, em tempo real.

"É um trabalho em conjunto com a sociedade. Nossa redução foi quase 20% maior do que em cidades próximas e nós vamos ampliar as ações de educação com os motociclistas", declarou Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.