Jacare, feliz 369 anos!

Cidade da regio faz aniversrio neste dia 3 de abril; data para comemorar, mas tambm para refletir sobre o momento atual

Dia 3 de abril de 2021. Jacareí está completando 369 anos de história. Em mais de três séculos e meio, obviamente, muita coisa mudou. Desde a origem, em 1652, por iniciativa Antônio Afonso e seus três filhos (embora exista quem conteste tanto a data quanto seu fundador), a cidade passou por inúmeras transformações, mostrando-se vocacionada para o futuro.

Trata-se de uma história rica, capítulo essencial nos anais da identidade paulista. Jacareí foi um dos polos mais antigos, que foram responsáveis por dar origem às demais cidades do estado. Ela, que se desmembrou de Mogi das Cruzes, originou três municípios: Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos.

Agora, Jacareí é um polo industrial, uma referência regional, cidade geradora de empregos e sonhos. Da origem como povoado, no século 17, hoje ela tem 211.755 habitantes, 50 bairros e 236 loteamentos, de acordo com a prefeitura.

Cerca de 30% da população jacareiense trabalham no setor industrial, segundo os dados oficiais. Das 20.100 empresas registradas em Jacareí, 1.800 são de atividades Industriais.

A cidade da região é forte nas indústrias de alimentos, com duas grandes cervejarias (Ambev e Heineken), papel e celulose (Suzano), setor vidreiro (Cebrace), Defesa (Avibras), automobilístico (Caoa- Chery) e setor químico, além da empresa multinacional Monsanto.

E, mesmo durante a pandemia da Covid-19, Jacareí vem tentando encarar os novos desafios e mantendo a esperança para um futuro melhor.

Só com muita luta, muita consciência e muita colaboração de todos será possível passar por esse momento tão difícil não só para a cidade, como para toda a humanidade.

NÚMEROS.

A cidade completa 369 anos com 211.755 habitantes, de acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020. Há dez anos, eram 20 mil habitantes a menos.

Em Jacareí, 99% das crianças entre 6 e 14 anos frequentam as aulas, com uma taxa de analfabetismo de 6,6% entre os jovens com mais de 15 anos, também de acordo com o IBGE.

A renda per capta em 2020 era de R$ 33.593,82, com uma taxa de desocupação de 13,90%, também segundo o instituto.

A crise da Covid-19 atingiu em cheio a cidade, que viu o seu PIB (Produto Interno Bruto) encolher 4,1% durante o ano passado.

Mas, aquela cidade que deu origem a outros três municípios da região, não se intimida. E o povo jacareiense segue lutando por dias melhores..

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido, assistido, curtido e compartilhado. So mais de 23 milhes de visualizaes por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao da edio impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.