São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
+ Design
Julho 22, 2020 - 00:00

Riquezas caiçaras

Nova modalidade de turismo, transforma Ilhabela em destino certo para quem gosta de conhecer outras culturas; ao visitar os locais, mantenha o distanciamento social e os demais protocolos de segurança

OVALE BRANDSTUDIO @jornalovale

A belíssima paisagem é apenas parte das atrações de Ilhabela, no litoral de São Paulo. A região também guarda uma rica manifestação cultural. Ao chegar em uma localidade, é possível conhecer, além de suas belas praias, comunidades que têm muito a mostrar para os visitantes.

Não à toa, o chamado TBC (Turismo de Base Comunitária) vem ganhando cada vez mais destaque no roteiro turístico local, tornando-se opção de passeio principalmente para aqueles que procuram uma experiência cultural genuína, com troca, integração e conexão com outras tradições.

Localizadas em áreas de preservação ambiental, muitas das comunidades caiçaras encontram neste tipo de turismo uma fonte de renda. Mesmo ainda tímido, o projeto tem apresentado resultados animadores.

"A iniciativa sendo ordenada e bem estruturada, representa importante experiência turística, agregando valor aos roteiros oferecidos, gerando renda e empregos para a região", informou em nota a prefeitura.

"Por se tratar de uma ação da própria comunidade visando seu protagonismo desde o planejamento, implementação e monitoramento do projeto, a prefeitura apoia a atividade por meio de estruturamento do local e capacitação da população através de cursos profissionalizantes", continua informe.

"Um dos principais desafios deste tipo de turismo é fazer com que os visitantes tenham uma imersão cultural com responsabilidade social e ambiental. Ou seja, um passeio diferente daquele que é realizado em massa com grandes grupos", completa a nota.

Além dos passeios em embarcações típicas - como a canoa de um pau só -, é possível curtir cada detalhe da vida dos moradores, acompanhar os rituais de pesca e deliciar-se de pratos tradicionais (receitas que são passadas de geração a geração).

E mais: o ritmo de vida peculiar dos caiçaras não é a única coisa que faz sucesso. Eles também possuem um vocabulário específico: "um falar calmo, cadenciado, acentuadamente cantado e carregado de ironia", nas palavras do professor Paulo Fortes Filho.

Braços abertos.

De areias claras com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas, Castelhanos é uma das praias mais conhecidas de Ilhabela devido a sua beleza e, principalmente, por ser um cartão postal do arquipélago. Se vista de cima, mostra o formato coração, característica única no mundo todo, o que torna a praia um lugar ainda mais especial.

Mas não é somente um espetacular plano de fundo que a praia oferece. Por lá, existem antigas comunidades, que mantêm sua cultura através da pesca, do artesanato e da gastronomia.

Quem chega a Castelhanos por meio o TBC tem a oportunidade de conhecer sua história, ter uma prosa com os anciões da comunidade, aprender artesanato e acompanhar uma pesca no cerco - técnica de pescaria japonesa.

Para os aventureiros, a adrenalina também está garantida. O projeto oferece roteiros de trilhas em diferentes níveis de dificuldades em meio a Mata Atlântica, com direito a banho de cachoeira. n

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade