São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
+ Design
Julho 22, 2020 - 00:00

lhabela inicia retomada do turismo de maneira gradual


reabertura. Ilhabela iniciou a retomada de suas atividades turísticas de maneira gradual e com foco na segurança de moradores e turistas. A adoção de protocolos de prevenção e segurança definidas pela Prefeitura tem o objetivo de evitar a transmissão da Covid-19.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a administração pública tem disponibilizado materiais para os estabelecimentos comerciais no arquipélago com orientações para bares e restaurantes, náuticos, comércio e hotéis. Os informes tratam da forma de comunicação com os clientes, os cuidados com os funcionários, medidas sanitárias em áreas comuns e distanciamento no pagamento e no delivery.

Ainda voltada para empreendedores e colaboradores de todos os segmentos turísticos (hospedagem, alimentação, comércio, eventos, guias e agências), a secretaria desenvolveu cursos sobre protocolos sanitários. On-line e com certificado, eles podem ser feitos até o dia 30 de outubro.

Para garantir o cumprimento das normas e a segurança de todos, a fiscalização dos estabelecimentos reabertos ocorre diariamente. Na fila da balsa há uma barreira educativa na qual são exibidos vídeos para orientação pessoal e acontece uma distribuição de máscaras.

A ilha permanece com sinalizações e a presença de carros de som e monitores nas praias do Perequê e do Curral para evitar aglomerações. Já o parque estadual segue fechado por determinação do Governo do Estado de São Paulo.

Expectativa.

Ilhabela está focada no turismo de natureza, investindo na manutenção e estruturação de trilhas da cidade e pontos turísticos. Os caminhos da cachoeira de Três Tombos, Parque das Cachoeiras e Porto dos Frades estão ganhando degraus, corrimões, guarda-corpos, bancos e decks, entre outros elementos. Outros acessos às demais praias e cachoeiras estão listados no planejamento municipal das manutenções, assim como o Centro de Atendimento ao Turista.

A formação de guias turísticos atraves do convênio com a ETEC, workshops de avistamento de aves e baleias para profissionalizar o segmento, a sequência do incentivo ao roteiro histórico e mais de 300 vagas de capacitação em diversas áreas relacionadas são parte do plano de retomada, para qualificar trabalhadores e fomentar o setor.

Para saber mais sobre as ações realizadas em Ilhabela, acesse: turismoilhabela.com

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade