Repúdio a Bolsonaro
A Câmara de São José dos Campos aprovou na última semana uma moção de repúdio à "postura" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "na condução da crise sanitária do Covid-19".
Mortes evitáveis
A moção de repúdio, de autoria da vereadora Amélia Naomi (PT), diz que Bolsonaro "atuou para impedir o combate ao coronavírus, causando um incontável número de mortes que poderiam ser evitadas".
Unanimidade
Segundo o sistema da Câmara, a moção de repúdio foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Um ofício, com o texto completo da moção, será enviado pela Câmara a Bolsonaro.
10 provas
Na moção de repúdio, Amélia lista "10 provas de que Bolsonaro é responsável por mortes na pandemia". A relação elaborada pela vereadora petista tem os seguintes itens: subestimou a pandemia de propósito; atacou as estratégias para conter o vírus; sabotou o auxílio emergencial; atrasou a vacinação; tirou verba da Saúde no pior momento; investiu em remédios que não funcionam; demitiu ministros que sabem de Medicina; atentou contra a vida de profissionais de saúde e pacientes; negou ajudar a indígenas e quilombolas; e ainda tentou esconder os dados de número de mortes.