Sessão Extra: Fala de Saud sobre ‘medicamentos preventivos’ gera dúvidas nas redes

Prefeito de Taubaté disse que abriria ‘licitação para compra de medicamentos preventivos’; criticado por seguidores, emedebista disse que se referia a ‘vitaminas para fortalecer o sistema imunológico’

Polêmica

O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), causou polêmica nas redes sociais ao postar na segunda-feira (18) que iria “licitação para compra de medicamentos preventivos” contra o coronavírus.

Reação 1

A postagem gerou reação imediata que seguidores, que entenderam que a Prefeitura iria comprar medicamentos que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina e ivermectina.

Reação 2

‘Que medicamentos preventivos senhor prefeito? Não está acompanhando as recomendações da Anvisa? Não afunde Taubaté ainda mais no buraco”, escreveu um seguidor. “Prefeito, não temos remédios preventivos ainda! Nada aprovado pela OMS ou pela Anvisa. Não temos medicação em prevenção”, disse outra seguidora.

Reação 3

“Só não pode gastar dinheiro de impostos com remédio que não têm eficácia comprovada”, emendou outra seguidora. “Medicamentos preventivos? Já foi comprovado que isso não existe”, disse outro seguidor.

Reação 4

“Quantas vezes os especialistas, a ciência e os médicos têm que dizer que não há tratamento precoce? Sabemos que o prefeito é empresário e não quer contrariar seu eleitor, mas vai ele levar a culpa pela morte de mais gente”, escreveu mais uma seguidora.

Vitaminas

Sem entrar em detalhes, Saud respondeu alguns dos seguidores: “falo do uso de vitaminas para fortalecer o sistema imunológico”.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.