Eleitor em dúvida: pesquisa espontânea OVALE/Band mostra que mais da metade dos joseenses não sabe em quem votar

Enquanto estimulada mostra direcionamento na corrida eleitoral, pesquisa espontânea, quando nomes dos candidatos não são apresentados, mostra que eleitor ainda tem dúvida para decidir o futuro prefeito de São José

O levantamento OVALE/TV Band Vale/Paraná Pesquisas tratou da intenção de votos espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados.

Nesse caso, a maioria dos entrevistados, 53,65%, disse não saber em quem votar. Outros 10% responderam que não pretendem votar em ninguém.

Dos 11 candidatos, sete foram citados nas respostas. Na pesquisa espontânea, 29,3% disseram que pretendem votar em Felicio Ramuth (PSDB).

Na sequência aparecem Coronel Eliane Nikoluk (PL) e Wagner Balieiro (PT), ambos com 1,9% das citações. Professor Agliberto (Novo) foi citado por 1% dos entrevistados. Dr. Cury (PSB) aparece com 0,7% na pesquisa espontânea.

Na sequência aparecem Renata Paiva (PSD) e Anderson Senna (PSL), ambos com 0,4%.

Marina Sassi (PSOL), João Bosco (PCdoB), Luiz Carlos (PTC) e Raquel de Paula (PSTU) não foram citados pelos entrevistados na pesquisa espontânea. Outros nomes, de pessoas que não são candidatas, receberam 0,7% das citações.

LEIA MAISFelicio tem 47,4%, Balieiro 7,8%, Renata 7,6%, Nikoluk 5,8% e Cury 3,8%, diz pesquisa OVALE/Band

 

CENÁRIO.

A pergunta espontânea mostra o grau de conhecimento que as pessoas têm dos candidatos e também o envolvimento com a eleição.

A campanha eleitoral teve início no dia 27 de setembro. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começou no dia 9 de outubro. As entrevistas do levantamento OVALE/TV Band Vale/Paraná Pesquisas foram feitas entre os dias 12 e 14 de outubro.

Foram ouvidos 720 eleitores, e devido às regras de isolamento social, as entrevistas foram feitas por telefone. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n º SP 02999 2020.

ESTIMULADA. 

Na pesquisa com cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o prefeito Felicio registra intenção de votos superior à soma do resultado dos outros 10 postulantes ao Paço: 47,4% das intenções de voto.

Na sequência aparece Wagner Balieiro (PT), com 7,8%. Logo atrás vem Renata Paiva (PSD), com 7,6%. Pela margem de erro, Balieiro e Renata estão empatados tecnicamente.

Coronel Eliane Nikoluk (PL) tem 5,8%. Ela também está em situação de empate técnico com Balieiro e Renata, dentro da margem de erro.

Outros cinco candidatos estão empatados, no limite da margem de erro, com Balieiro, Renata e Nikoluk. São eles: Dr. Cury (PSB), com 3,8%; Marina Sassi (PSOL), com 2,6%; Professor Agliberto (Novo), com 2,2%; Anderson Senna (PSL), com 1,8%; e João Bosco (PCdoB), com 1,4%.

Luiz Carlos (PTC) e Raquel de Paula (PSTU) aparecem com 0,7%. Eles estão empatados, no limite da margem de erro, com Renata, Nikoluk, Cury, Marina, Agliberto, Senna e Bosco.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.