Da redação @jornalovale | @jornalovale
As cidades do Litoral Norte têm sido campeãs de isolamento social quando comparadas aos demais municípios do estado de São Paulo.
O isolamento é estratégia adotada na quarentena estadual para controlar a disseminação do novo coronavírus. Segundo o Centro de Contingência do governo João Doria (PSDB), é necessário que as cidades atinjam o percentual de 70% para que o sistema de saúde seja suficiente para atender todos os que ficarem doentes pelo novo coronavírus.
Até o dia 24 de abril, São Sebastião foi a cidade que alcançou o maior índice de isolamento em São Paulo: 75%. A marca foi atingida no dia 4 de abril e antecede o nível de 74% nos dias 31 de março e 1º de abril. O município foi apontado pelo governador João Doria (PSDB) como o líder em isolamento na maioria dos dias, por meio de verificação do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente).
Em Ubatuba os índices alcançados também foram altos. No dia 4 de abril e no dia 19 de abril fora registrada a marca de 72% de isolamento.
Caraguatatuba, a maior do Litoral Norte, teve números mais baixos, mas ainda altos quando comparados às demais cidades do estado. No dia 19, o município chegou a 67% de isolamento.
Ilhabela não é monitorada pelo sistema do governo..