Justiça de Jacareí proíbe corte de água nas casas

Decisão atende pedido da Defensoria, que apontou gravidade da situação em comunidades mais vulneráveis

Da redação @jornalovale | @jornalovale

A Justiça proibiu a interrupção no fornecimento de água e determinou a religação do serviço em casas que sofreram corte por inadimplência ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em Jacareí. A medida é válida durante a pandemia do coronavírus. A determinação atende pedido da Defensoria Pública, que apontou que uma das formas de prevenção, controle e tratamento da doença é a manutenção da higiene, e que moradores de assentamentos precários se apresentam como as principais vítimas dos efeitos mais graves do Covid-19.

Na decisão, a juíza Rosângela de Cássia Pires Monteiro aponta que a quarentena, aliada às restrições de atividades econômicas, trouxeram mudanças significativas nos padrões de consumo, gerando graves consequências socioeconômicas à população em geral, o que poderia trazer dificuldades para o cumprimento de compromissos financeiros.

"[A medida é necessária] como forma de preservar o fornecimento aos consumidores mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, dar uniformidade ao tratamento aos consumidores, além de garantir a dignidade da pessoa humana", diz trecho do texto.

Em nota, o Saae informou que por iniciativa própria suspendeu o corte do fornecimento desde o dia 16 de março..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 8,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.