Vale tem 16 casos confirmados e investiga 635 pacientes suspeitos

São José dos Campos tem 11 casos confirmados da doença, seguida de São Sebastião (2), Taubaté (2) e Jacareí (1); região ainda investiga 635 pacientes com suspeita do novo coronavírus, parte em regime de internação

Da redaçã[email protected] | @jornalovale

Os casos confirmados de coronavírus subiram para 16 no Vale do Paraíba nesta quinta-feira (26), um crescimento de 23% ante os 13 casos do dia anterior.

De acordo com estatísticas das autoridades sanitárias, os casos confirmados da doença dobram de número entre três e cinco dias. Se o Vale seguir a tendência, o número de casos confirmados na região pode passar de 30 até a próxima segunda-feira.

Quanto aos casos em investigação, a região tinha 635. São José dos Campos relatou 11 casos positivos para o novo coronavírus, dois a mais do que os nove casos do dia anterior.

Na cidade, estão infectados seis homens entre 34 e 61 anos e cinco mulheres, com idades em ter 21 e 53 anos. Outros 120 casos seguem em investigação. Ainda há cinco mortes por suspeita de coronavírus em investigação no Vale, sendo duas em São José e uma em Cachoeira Paulista, São Sebastião e Guaratinguetá. Uma morte foi confirmada em Taubaté.

Taubaté tem dois casos confirmados e investiga outros 154 pacientes, parte deles internados em hospitais. A cidade registrou a primeira morte por coronavírus na região.

A Prefeitura de Jacareí confirmou nesta quinta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus na cidade. O paciente é um homem de 56 anos, com sintomas leves e em isolamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o homem realizou o exame em um laboratório particular em São José dos Campos em 17 de março, e teve o primeiro resultado positivo. O município solicitou a contraprova, que chegou nesta quinta-feira.

O paciente informou que teria participado de um evento com aglomeração de pessoas em São Paulo, dias antes dos sintomas aparecerem.

A capital é epicentro da doença no país e acumula 58 mortes e 1.052 casos confirmados. Segundo balanço do Ministério da Saúde, o país registrou 77 mortes e 2.915 casos confirmados. "Os casos estão aumentando. Provavelmente, teríamos número muito maior se as famílias não estivessem em casa", disse Helena Sato, coordenadora do Centro de Contingência do Coronavírus.

Estado estuda a possibilidade de abrir hospitais de campanha pelo interior

O Estado não descarta a possibilidade de montar hospitais de campanha em grandes cidades do interior, como São José dos Campos e Taubaté, para atender pacientes com coronavírus. A medida já foi tomada em São Paulo. "Há a possibilidade de hospitais de campanha. O governo estadual vai trabalhar em conjunto com os municípios", disse Marcos Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 8,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.