Thaís [email protected]_thaisleite | @_thaisleite
Governador interino de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM) assinou na tarde desta sexta-feira um repasse para a rede de assistência social que deve distribuir aproximadamente R$ 9,5 milhões aos 39 municípios da RMVale.
A cerimônia, realizada na Câmara de São José dos Campos, foi palco ainda para que o vice de João Doria (PSDB) defendesse as políticas econômicas do tucano e o saldo do PIB (Produto Interno Bruto) estadual de 2019.
Os recursos transferidos devem seguir a pactuação do conselho estadual, com verba proporcional ao tamanho das cidades. São José, a maior da região, deve ficar com cerca de R$ 1,7 milhão.
Todo o repasse deve ser destinado para serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, além de pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência ou em situação de discriminação em decorrência de orientação sexual ou fatores como raça e etnia.
"A prefeitura tem o protagonismo principal de cuidar das pessoas que mais precisam, e nesse protagonismo o estado entra com uma participação financeira, com uma pactuação", afirmou Garcia, que já foi secretário de Desenvolvimento Social durante o governo Geraldo Alckmin (PSDB).
A verba deve ser repassada para as cidades pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale. Já o serviço realizado com o montante deve ser definido pelas secretarias locais, com base na realidade municipal.
"O governador João Doria tem feito um grande esforço para que os recursos do Fundo cheguem rapidamente aos municípios e sejam utilizados da maneira mais eficiente possível", defendeu a Secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.
O tucano Doria está em viagem oficial a Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial..