Defesa de Izaias aponta 'revanche' em ação de suposta improbidade

Em ação, advogados do prefeito afirmam que promotoria agiu com perseguição ao propor improbidade administrativa

Thaís Leite @_thaisleite | @_thaisleite

Após ser acusado de causar riscos ao meio ambiente, o prefeito Izaias Santana (PSDB) reagiu à promotoria e apontou 'revanchismo' na ação em que responde por improbidade administrativa.

De acordo com a defesa de Izaias, a ação teria sido uma resposta à representação que ele apresentou contra ela junto à Corregedoria do Ministério Público, em junho. À época, ele teria a acusado de não ter civilidade e cordialidade no trato pessoal, atuação passional e de utilizar abusivamente da prerrogativa de instaurar inquéritos civis.

Na defesa, os advogados do prefeito ainda afirmam que o ingresso da ação seria de responsabilidade da Promotoria de Cidadania e não de Meio Ambiente e Urbanismo, já que a punição proposta não estaria atrelada à eventual reparação de danos ambientais.

"A Promotora atua com motivação 'revanchista', ao abandonar a proteção do meio ambiente para perseguir a punição pura e simples do prefeito e o faz no 'apagar das luzes de sua carreira' quando já sabia de sua iminente aposentadoria, consumada dois dias após", diz a defesa.

Na ação, Elaine Taborda de Ávila acusa ilegalidade na decisão do prefeito de estender uma decisão judicial que havia permitido que dois moradores fizessem a ligação de esgoto em locais antes não permitidos. Com a autorização do prefeito, outros 118 foram contemplados. O caso afetou moradores do Parque Imperial e do Jardim Pedramar.

"O esgoto gerado nos imóveis foi interligado à rede pública, sendo despejado em cursos d'água sem qualquer tratamento", afirmou a promotora, anteriormente, a OVALE. Para ela, a medida coloca em risco o meio ambiente e a saúde dos moradores da região.

O mesmo tema foi alvo de discussão sobre possível cassação do prefeito junto à Câmara. Ao fim, os vereadores rejeitaram a denúncia..

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.