Logo Jornal OVALE

Após caso de São José, Izaias propõe criação de Conmob em Jacareí

Caso aprovado, Conselho de Mobilidade Urbana deve acompanhar, monitorar e avaliar ações do município na área

Thaís [email protected]_thaisleite | @_thaisleite

A Câmara de Jacareí vota na manhã desta quarta-feira um projeto que pode criar o Conmob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana). A proposta é de autoria do prefeito Izaias Santana (PSDB).

De acordo com o tucano, a proposta teve como embasamentos os acontecimentos recentes na política regional. "São José dos Campos teve bastante dificuldade de discutir a revisão da tarifa e nós antecipamos. Essa proposta viria dentro do Plano de Mobilidade, mas também é outro que está enfrentando bastante dificuldade", disse Izaias durante entrevista à TV Câmara. O Plano está suspenso pela Justiça desde o início de abril.

Caso aprovado, o Conselho deve contar com 19 pessoas, entre representantes do município, de prestadores de serviços, usuários, de integrantes da Câmara e entidades ligadas a formulação de políticas públicas para a defesa de pessoas com deficiência e idosos.

Em São José, a criação do Conselho foi uma das exigências que o Tribunal de Justiça estabeleceu ao condenar a prefeitura por não promover efetiva participação popular no processo de estudo, auditagem e definição do reajuste da tarifa do transporte. Em Jacareí, diferentemente de anos anteriores, a proposta de reajuste ainda não foi apresentada pela JTU (Jacareí Transporte Urbano).

No ano passado, a Secretaria de Mobilidade Urbana contratou uma empresa para realizar uma auditoria independente no transporte. O resultado do procedimento está atrasado e a empresa responsável deve ser penalizada contratualmente..