Nossa Região

UM MILHÃO DE vacinas

Vale passa de um milhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19, mas com ritmo atual precisará de dois anos para imunizar população com a segunda dose

Xandu Alves@xandualves10Publicado em 19/06/2021 às 02:00Atualizado há 24/07/2021 às 01:46

O Vale do Paraíba ultrapassou na última semana a marca de um milhão de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19.

No entanto, o ritmo de imunização ainda é lento diante da necessidade de controlar a pandemia do coronavírus, que já contaminou mais de 266 mil pessoas na região.

Dados oficiais da vacinação divulgados pelas prefeituras e pelo governo estadual mostram que o Vale pode levar até dois anos para completar as duas doses da imunização em 75% da população, quando a pandemia pode ser controlada, segundo especialistas.

No total, a região acumulava na quinta-feira (17) um total de 1,116 milhão de doses aplicadas de vacinas contra a pior doença do século, que já condenou à morte 5.755 moradores da região.

"Podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população. Quando atingida a cobertura de 70% a 75%, a queda na incidência foi percebida até no grupo que ainda não tinha completado o esquema vacinal", disse Ricardo Palacios, diretor médico de pesquisa clínica do Instituto Butantan, sobre o estudo em Serrana, cidade que recebeu vacinação em massa contra a Covid-19.

"Tivemos redução de casos sintomáticos em geral de 80%, independente de tomar a vacina, e redução de internação de 86% e de 95% nos óbitos. Efeitos diretos e indiretos da vacina", completou o médico.

Segundo ele, a redução de casos em pessoas que não receberam a vacina indica a queda da circulação do vírus, o que só é possível com a vacinação em massa. "Foi possível comprovar a proteção de populações não imunizadas, como crianças e adolescentes. Isso reforça a vacinação como uma medida de saúde pública, e não somente individual", disse.

RMVALE

A imunização começou em 20 de janeiro deste ano na RMVale. A região acumula 801,7 mil vacinas aplicadas em primeira dose, o que corresponde a 31% da população. Na segunda dose, a região aplicou 315,2 mil vacinas (12% dos moradores).

No Vale, o percentual de 75% da população representa 1,93 milhão de pessoas. Considerando os 315 mil vacinados em segunda dose, até o momento, ainda faltam 1,61 milhão de moradores para obter a imunização completa. Para que esse público seja alcançado, no atual ritmo de 2.226 vacinas por dia, em média, serão necessários 723 dias, quase dois anos completos..

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: