Empresa com sede no Vale desenvolve 'capacete de respiração' para evitar intubação de pacientes com Covid-19

Uma empresa com sede no Vale do Paraíba desenvolveu um 'capacete de respiração' que deve ajudar a evitar a intubação de pacientes com Covid-19. O equipamento já obteve a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, na região, já tem sido utilizado em pacientes nos Hospitais Regionais de Caraguatatuba, São José dos Campos e Taubaté.

De acordo com a Agile Med, o equipamento batizado de '7 Lives Helmet' é um capacete estruturado, em sua maioria, com PVC atóxico e silicone, que permitem uma ventilação mecânica não invasiva a pacientes infectados pelo vírus. Ele pode ser acoplado a ventiladores mecânicos ou então, na rede de gases própria do hospital, dispensando o uso do ventilador pulmonar.

Apesar de ser uma novidade no tratamento da Covid-19, o capacete já é utilizado em diversos países desde 1990, quando foi publicado o primeiro ensaio de resultados do equipamento. A partir disso, profissionais de todo o mundo se dedicam a aprimorar e colaborar para obter maiores chances de tratar pacientes que necessitam de respiração mecânica, sem que ela se torne invasiva.

"Eles já foram submetidos a vários experimentos e situações clínicas que mostraram maior conforto e melhora da tolerabilidade dos pacientes, quando comparado à máscara facial, por exemplo”, explicou o fisioterapeuta Renato Abreu, diretor da Agile Med. "Agora que já temos a aprovação da Anvisa, queremos que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de tratamento, que, além de ser mais confortável, apresenta resultados mais efetivos em pacientes no mundo todo", acrescentou.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.