Viver

Mestre Zé da Viola morre aos 82 anos em São José

Publicado em 26/02/2021 às 18:27Atualizado há 01/07/2021 às 03:26
Zé da Viola morreu aos 82 anos em São José (PMSJC)

Zé da Viola morreu aos 82 anos em São José (PMSJC)

Figura renomada no meio musical da cultura popular, José Soares da Silva, mais conhecido como Zé da Viola, faleceu nessa sexta-feira (26), aos 82 anos em São José dos Campos.

Zé da Viola cresceu vendo e ouvindo a cantoria de grupos de Folias de Reis, Catiras e Danças de São Gonçalo, grupos dos quais seu pai, que era pescador, sempre participou. Autodidata, aos 8 anos já tocava viola e aos 14 formou dupla com o irmão Edgar.

Em sua trajetória, foi um importante representante da cultura popular e ajudou a fortalecer o patrimônio imaterial da região. Participou dos principais momentos que marcaram essa cultura regional, tanto pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde também era monitor de viola, como no Museu do Folclore.

Na Folia de Reis, inclusive, as duas últimas vezes que marcou presença foi em 26 de janeiro de 2020, conduzindo sua Folia de Reis, durante a 23ª Chegada das Bandeiras; e no dia 10 de novembro de 2019, em mais uma edição do Museu Vivo, programa do qual participou em várias oportunidades. Em todas elas esteve acompanhado de amigos e alunos.

Assuntos

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: