@Da redação | @jornalovale
Das 39 cidades do Vale do Paraíba, 37 têm taxa de letalidade para a Covid-19 menor do que a média estadual, de 2,9%, segundo levantamento da Fundação Seade.
Os dois municípios com as maiores taxas na região são cidades pequenas: São Luiz do Paraitinga, cuja letalidade está em 25%, a maior do estado de São Paulo, e Jambeiro, com 2,9%.
A letalidade relaciona o número de pessoas contaminadas por coronavírus e aquelas que vieram a óbito pela doença.
Outros 16 municípios do Vale têm a letalidade acima de 2% até 2,8%, que é o índice de Aparecida. Nesse grupo, estão cidades como Caçapava (2,7%), Guaratinguetá (2,7%), Caraguatatuba (2,4%), Jacareí (2,3%) e São Sebastião (2,1%).
Um grupo de 14 cidades tem a letalidade entre 1% e 1,9%, com este índice maior registrado em Cruzeiro, Pindamonhangaba, Silveiras e Potim.
Abaixo deles, aparecem municípios como São José dos Campos e Ubatuba (1,8%), Taubaté e Campos do Jordão (1,7%) e Queluz (1%).
Sete cidades do Vale têm a taxa de letalidade abaixo de 1%, que é o caso de Ilhabela (0,6%) e Redenção da Serra (0%), a menor do Vale.
De acordo com a Fundação Seade, a taxa de letalidade para a Covid-19 no Brasil é de 2,4% e a do mundo, de 2,2%.
Segundo epidemiologistas, a mortalidade do coronavírus deve girar em torno de 1%, mas a pouca quantidade de testes para verificar o número real de contaminados eleva a taxa.