Prefeitura anuncia 'marmitex-escolar' e pais fazem abaixo-assinado por manutenção de vale-merenda em Jacareí

A Prefeitura de Jacareí anunciou que irá adotar, a partir de março, a entrega de uma espécie de 'marmitex-escolar' no lugar do 'vale-merenda', utilizado desde o início da pandemia. A medida, contudo, não foi bem recebida por pais e responsáveis, que realizam um abaixo-assinado contra a decisão.

De acordo com a Secretaria de Educação, a mudança leva em consideração a perspectiva de retorno às aulas presenciais. No município, até o momento, os alunos contam somente com aulas remotas.

"Queremos, desde já, minimizar os impactos do possível retorno e garantir a qualidade da merenda. Estamos trabalhando arduamente com a intenção de que tudo corra de forma segura para nossos professores e alunos", defendeu a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

MUDANÇA.

Pelo vale-merenda, crianças matriculadas nas creches municipais e creches conveniadas com o município (berçário e maternal) recebem o valor mensal de R$ 100 por mês, enquanto os alunos da Educação Infantil (Pré I e Pré II), da Educação Fundamental (1º ao 5º ano) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) (1º ao 5º ano), R$ 60 por mês.

A partir de março, as famílias que desejarem devem retirar, diariamente, o marmitex nas unidades escolares, das 11h às 14h. Um termo de adesão de retirada diária foi enviado aos pais na última semana, com o objetivo de evitar desperdícios.

"Existem mães que trabalham e tem quem deixar seus filhos com terceiros, gera aglomeração na escola, [pais que] moram longe da escola/creche e outras crianças que estiverem na casa irão ficar vendo [quem recebeu o marmitex] se alimentar", diz trecho do abaixo-assinado, contrário à entrega de marmitex.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.