Aposta de Izaias para tratamento integral do esgoto, obra tem menos de 20% de verba já liberada pelo governo federal

Principal aposta do governo Izaias Santana (PSDB) para atingir a universalização do tratamento de esgoto em Jacareí, a duplicação da estação de tratamento central teve cerca de R$ 4 milhões dos R$ 23 milhões necessários liberados pelo governo federal, até o início de janeiro. A previsão é a de que os trabalhos tenham início no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), atualmente o município soma 78,15% em esgoto já tratados. Inicialmente, a previsão era a de que a obra de duplicação tivesse início ainda no mês de janeiro de 2019. Contudo, a prefeitura aguardava a liberação da verba do governo federal, o que somente ocorreu no final do ano passado.

"Com a duplicação da estação e as demais obras complementares de encaminhamento do esgoto para tratamento, será possível alcançar a universalização em Jacareí", diz nota da autarquia, que acrescenta que para a conclusão aguarda a liberação do restante do recurso federal.

O cronograma da duplicação prevê a duração de 18 meses, com atendimento do Plano de Saneamento Integrado nas Bacias de Esgotamento de Jacareí.

A previsão é a de que a obra consiga atender cerca de 40 bairros que realizam lançamentos irregulares em córregos da cidade.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.