Da Redação | @jornalovale
Em 2020, São José dos Campos registrou 156 adoções de animais de estimação, contra 195 em 2019, uma queda de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a prefeitura, a pandemia do novo coronavírus impactou diretamente nestes números.
Os números, que indicavam estabilidade desde janeiro, com pico de 24 animais adotados em maio, chegaram a zerar em novembro.
Com mais pessoas em casa e menos feiras de adoção, muita gente acabou não tendo acesso ao serviço. Atualmente, o Centro de Controle de Zoonoses de São José conta com 91 pets disponíveis para a adoção. De acordo com a prefeitura, são 85 cães e seis gatos em busca de um lar. Entre os caninos, estão 12 especiais – amputados, cadeirantes ou em tratamento crônico – e 13 filhotes. Os felinos são todos adultos.
Praticamente metade do plantel – 41 cães e cinco gatos – é composta por animais direcionados. São aqueles com comportamentos que exigem maior cuidado na escolha da destinação, além de socialização prévia com o futuro dono.
SERVIÇO.
Para realizar a adoção, é preciso comparecer ao CCZ (rua George Willians, 581, Parque Industrial), que fica aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone 3931-2292 ou 3934-4923.
No local, os interessados preenchem uma ficha e podem ver o book de fotos dos dogs e bichanos para fazer a escolha. Dependendo das características do animal, é necessária uma avaliação prévia do local onde ele ficará.
Após a adoção, uma equipe faz uma visita ao endereço para verificar a adaptação do animal. Os tutores ficam com o pet em período de teste por 15 dias. Passado esse tempo, a adoção é oficializada.