Primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom Eusébio Oscar Scheid morre com Covid-19

Primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos, Dom Eusébio Oscar Scheid faleceu nesta quarta-feira (13) aos 88 anos, vítima de Covid-19. Ele estava internado há cerca de uma semana com quadro de pneumonia e faleceu no Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí.

De acordo com a Diocese, em função da pandemia, não será realizado velório e missa aberta ao público.

Dom Eusébio foi eleito bispo em São José em 11 de fevereiro de 1981 e, 10 anos depois, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis. Em 2001, foi para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e dois anos depois tornou-se Cardeal. Já em 2009, virou Arcebispo Emérito e, desde então, morava em São José.

Pelo Vaticano, foi Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina, em novembro de 2002; membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social, em novembro de 2003 e Legado Papal, de S. Santidade Bento XVI, ao XV Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis (SC), de 18 a 21 de maio de 2006.

Ele ainda teve quatro livros publicados: Tese de láurea sobre a Cristologia de Ubertino da Casale em seu contexto histórico; Preparação para o Casamento e para a Vida Familiar; Introdução à Pastoral Familiar; e Ministério do Acolhimento.

"Agradecemos por tudo o que fez pela nossa Diocese e demais Igrejas Particulares onde pastoreou. Seu ministério foi marcado pela preocupação na formação do clero, no incentivo à evangelização e na organização da pastoral", diz nota da Diocese.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.