Nossa Região

Entre os mais modernos do mundo, caça Gripen E da Saab passa por período de testes no Brasil

Caça Gripen E passará por extenso período de testes na unidade da Embraer em Gavião Peixoto; FAB recebe primeiro avião em 2021

Xandu Alves@xandualves10Publicado em 31/10/2020 às 02:00Atualizado há 24/07/2021 às 12:33
Cockpit. O presidente Jair Bolsonaro senta-se na cabine do novo caça da Força Aérea Brasileira, em Brasília (julio Nascimento/PR)

Cockpit. O presidente Jair Bolsonaro senta-se na cabine do novo caça da Força Aérea Brasileira, em Brasília (julio Nascimento/PR)

O Gripen é nosso!

Entre os mais modernos do mundo, o primeiro caça Gripen E chegou ao Brasil para o período de testes na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), em continuidade à campanha de ensaios iniciada na Suécia, em agosto de 2019.

O avião foi apresentado no dia 23 de outubro, em Brasília, com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de Micael Johansson, CEO e presidente da Saab, fabricante da aeronave.

"Esse é o resultado de uma colaboração real entre Brasil e Suécia, e uma grande oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre os países", disse o executivo.

O caça foi denominado F-39E Gripen pela FAB (Força Aérea Brasileira), que encomendou 36 aeronaves em um contrato de 39,3 bilhões de coroas suecas -- R$ 25,6 bilhões na cotação atual. A previsão é que os primeiros caças sejam entregues a partir do final de 2021.

A parceria entre Suécia e Brasil começou em 2014 e inclui transferência de tecnologia, colocando a Embraer em "papel de liderança na execução do programa Gripen no Brasil", segundo a Saab.

"A Embraer é responsável por uma quantidade considerável de trabalho no desenvolvimento de sistemas, integração, testes em voo, montagem final e entrega de aeronaves", informa a fabricante sueca para OVALE. "Além disso, a Embraer e a Saab são responsáveis por todo o desenvolvimento do Gripen F, o biposto".

A unidade da Embraer em Gavião Peixoto abriga o Centro de Design e Desenvolvimento do Gripen, onde está localizado o S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen instalado fora da Suécia.

"A Embraer dará suporte às atividades do Centro de Testes de Voo do Gripen, que será instalado agora. Ainda em Gavião Peixoto ocorrerá a produção final de 15 aeronaves Gripen", afirma a Saab.

Ao todo, a FAB comprou um total de 28 unidades do Gripen E (monoposto) e oito do Gripen F (biposto). O contrato também inclui simuladores, sistemas de suporte, peças sobressalentes, cargas externas, treinamento e suporte.

A Saab é responsável pela produção de 13 Gripen E/F inteiramente na Suécia.

Oito aeronaves começarão a ser fabricadas na Suécia e finalizadas no Brasil, com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros.

"Essa integração faz parte da transferência de tecnologia prevista em contrato e visa proporcionar conhecimentos práticos necessários à execução dessas mesmas atividades no Brasil", informou a companhia sueca.

A partir de 2021, inicia-se a preparação da área industrial na Embraer em Gavião Peixoto para a produção de 15 aeronaves Gripen E/F, que serão montadas 100% no Brasil.

PREVISÃO.

De acordo com informações da Saab, a previsão é que os testes sejam conduzidos até 2026, quando a aeronave usada nos testes será convertida para um avião operacional e entregue, como a última do lote de 36 unidades à FAB.

A implantação do Gripen obedece a um processo multidisciplinar, envolvendo diversos profissionais e áreas da FAB, do Ministério da Defesa e da base industrial de defesa do Brasil, além de instituições de pesquisa e desenvolvimento.

São José dos Campos tem papel estratégico. Além da Embraer, o IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), com sede na cidade, tem a responsabilidade de emitir a certificação militar do Gripen no Brasil.

O órgão realizará vistorias e auditorias técnicas nas instalações da Saab, na Suécia e no Brasil, bem como em empresas brasileiras envolvidas no programa, "assegurando o cumprimento de requisitos industriais de qualidade do produto e processos industriais", informa a Saab.

O IFI também tem a missão de avaliar o cumprimento das compensações comerciais, industriais e tecnológicas do programa. Na Suécia, o processo é conduzido pela Administração Sueca de Material de Defesa.n

(Resende - RJ, 24/09/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro, participa da formatura matinal da AMAN..Foto: Isac Nóbrega/PR (Divulgação)
Manso. Bolsonaro representa a ideologia da milícia no Brasil (Divulgação)
(Resende - RJ, 24/09/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro, ao lado de uma peça de artilharia antiaérea..Foto: Carolina Antunes/PR (Carolina Antunes)
Legemda. legenda Leg (Carolina Antunes)
Centro de São José dos Campos lotado em meio à quarentena (Flávio Pereira/CMSJC)
Eleições 2022 (Divulgação)
Micael Johansson, CEO e presidente da Saab (Divulgação)
low poly network lines mesh white background (Divulgação)
(Resende - RJ, 24/09/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro, participa da formatura matinal da AMAN..Foto: Carolina Antunes/PR (Carolina Antunes)
Luta. Polarização entre Doria e Bolsonaro foi acirrada na pandemia (Divulgação)
Lua, Bolsonaro, Gripen, curva e ciúmes (Divulgação)
Doria, urna, tse, saude, vacina e rato (Divulgação)
Empresas. Entrada do Parque Tecnológico, em São José dos Campos (ABR/Agência Brasil)
Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale e do APL Aeroespacial (CLAUDIO VIEIRA)
Carteira. Vale fechou empregos (Divulgação)
Bandeira de São José dos Campos (Divulgação)
porquinho (Divulgação)
Fabrício Queiroz durante chegada ao Rio de Janeiro (Reprodução)
Bandeira São José (Bandeira São José)
Moradias. Problemas começaram a ser denunciados pela Prefeitura para o BB a partir de 2016, em conjuntos habitacionais no Barreiro (Rogério Marques/Arquivo OVALE)
Jurídico (Divulgação)
Na Justiça. O presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar (Agência Senado)
O ex-presidente Lula (Reprodução)
Coronel Eliane Nikoluk, candidata em São José pelo PL (Adenir Britto / ACISJC)
O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB) (Claudio Vieira / PMSJC)
Cifrão (Divulgação)
Legenda. legenda Leg (Divulgação)
OAB, relacionamento, maradona e EUA (Divulgação)
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: