Covid: 6 em cada 10 contaminados no Vale foram infectados em julho

Marcados pela reabertura comercial, julho e junho registram 88% do total de infectados e 85% das mortes no Vale

@Da redação | @jornalovale

O mês de julho terminou com 11.227 casos confirmados de Covid-19 nas 39 cidades do Vale do Paraíba, nada menos do que 61% do total de diagnósticos positivos da região em toda a pandemia --18.306.

Ou seja, seis em cada 10 infectados pelo coronavírus na região foram contaminados em julho.

Quadro semelhante ocorreu com o total de mortes por Covid-19 na região. Nos 31 dias de julho, o Vale registrou 336 óbitos em decorrência da doença, 58% do total da região em toda a pandemia, com 582 mortes.

Julho e junho acumulam 16.062 casos de Covid-19 e 493 mortes, representando 88% do total de infectados e 85% da totalidade das mortes.

Os dois meses foram marcados pela reabertura comercial na região, que começou em 1º de junho.

Para o estatístico Paulo Barja, professor da FEAU (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), o retorno das atividades comerciais impactou fortemente na disseminação do coronavírus.

“Se pensar em termos de segunda onda, talvez a primeira onda estivesse chegando hoje a cinco e 10 casos por dia, se não houvesse a reabertura. Só que agora isso aumentou demais, uma segunda onda maior do que a primeira. Duas curvas sobrepostas.”

E completou o especialista: “A inclinação da curva aumentou em junho e voltou a aumentar em julho. Dava a impressão que a curva estava se acalmando, mas estourou nos últimos dias de julho”.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.