Jacareí descarta testagem em massa e alega outras estratégias contra Covid-19

Município defende que estaria aplicando recursos em outras estratégias para conter a disseminação do coronavírus

Thaís [email protected]_thaisleite | @jornalovale

A Prefeitura de Jacareí descartou que tenha um plano de testagem em massa da população e alegou que atua com outras estratégias à frente da contenção da pandemia do novo coronavírus na cidade.

De acordo o município, foram aproximadamente seis mil testes enviados pelo governo do Estado de São Paulo. Do total, apenas 1.451 teriam sido aplicados até o dia 10 de junho. O número corresponde a menos de 1% da população de 231 mil habitantes e 24% do total de testes disponibilizados até o momento.

A Secretaria de Saúde defende que as testagens são feitas conforme protocolo do Ministério da Saúde, com aplicação em grupos de profissionais da saúde, segurança, mobilidade e assistência social, além de familiares que sejam sintomáticos do novo coronavírus, a partir do oitavo dia. Não há previsão de aumento da testagem fora deste protocolo.

"O município entende que, seguindo o protocolo de aplicação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, os grupos com maiores chances de contaminação estarão devidamente monitorados", diz trecho de nota.

O governo aponta ainda que estaria aplicando os recursos em outras estratégias, como reforço em hospitais e conscientização da população e empresas sobre as medidas de higiene e importância do isolamento social para frear a disseminação do vírus.

"O município tem privilegiado a aplicação dos recursos nas instalações médicas hospitalares. Além disso, o município tem feito um grande esforço na área social, com atendimento à população de rua, distribuição de cestas básicas e disponibilização dos recursos da merenda escolar, entre outros", continua a Secretaria de Saúde..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.