Número de bairros atingidos pela Covid-19 sobe 82% em um mês em São José; veja o ranking

Mapa revela crescimento da doença nas regiões sul e leste, com maior adensamento social e famílias de baixa renda

@Da redação | @jornalovale

Estudo mostra que cresceu 82% o número de bairros com casos confirmados de Covid-19 em São José dos Campos em um mês. Eram 67 em 24 de abril e agora são 122, em 22 de maio (veja mapa completo no fim da página).

Nesse mesmo período, a quantidade de infectados pela doença cresceu 251% em São José, passando de 174 para 612. Há ainda 582 casos em investigação, 30 mortes confirmadas e sete suspeitas.

A pesquisa também revela que a infecção, que antes se espalhava majoritariamente por bairros da região central e oeste da cidade, de classes média e alta, se consolidou em áreas com famílias de baixa renda, mais vulneráveis ao contágio do coronavírus.

“O aumento do número de casos se reflete no aumento de casos nos bairros. O que ocorre é que não cresceram só nas áreas mais ricas. Agora os bairros mais pobres têm casos”, disse o demógrafo Leandro Becceneri, doutorando em Demografia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor da pesquisa.

“O que se observa é o espalhamento da doença por bairros mais distantes do centro ou de regiões nobres da cidade.”

Mapa elaborado por Becceneri mostra maior número de casos confirmados de Covid-19 nos bairros Aquarius e Urbanova, na região oeste, e Bosque dos Eucaliptos (sul), Jardim Satélite (sul) e Parque Industrial (sul).

A doença também aumentou nos bairros Monte Castelo (central) e no Centro, Vila Industrial (leste), Vista Verde (leste) e Vila Adyana (central).

Diversos outros bairros em todas as regiões registram casos em menor número, mas também com risco de contaminação mais acelerada.

Segundo Becceneri, deve-se ressaltar que os dados representam “uma realidade de cerca de 15 dias atrás”, tendo em vista o tempo entre a manifestação dos sintomas, o teste e o resultado.

“É importante destacar também que existe uma subnotificação muito grande de casos, tendo em vista que não ocorreram testes em massa na população”, afirmou o demógrafo.

Veja a lista completa de bairros com Covid-19 em São José.

Jardim Aquarius (oeste): 36

Urbanova (oeste): 32

Bosque dos Eucaliptos (sul): 31

Jardim Satélite (sul): 18

Parque Industrial (sul): 18

Monte Castelo (central): 17

Centro: 17

Vila Industrial (leste): 16

Vista Verde (leste): 15

Vila Adyana (central): 14

Jardim das Indústrias (oeste): 13

Jardim das Colinas (oeste): 12

Jardim Morumbi (sul): 12

Jardim Ismênia (leste): 11

Jardim Santa Inês (leste): 11

Jardim Esplanada (central): 10

Novo Horizonte (leste): 10

Vila Ema (central): 9

Vila Betânia (central): 9

Residencial União (sul): 9

Campo dos Alemães (sul): 8

Jardim Altos de Santana (norte): 8

Conjunto Habitacional 31 de Março (sul): 7

Jardim São Dimas (central): 7

Macaque in the trees
Bairros com coronavírus em São José dos Campos
Macaque in the trees
Mapa da Covid-19 nos bairros de São José dos Campos

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.