Nossa Região

ITA desenvolve projeto de monitoramento da presença de coronavírus no ar

http://www.ovale.com.br
21/05/2020 às 12:53.
Atualizado em 24/07/2021 às 21:00
ITA. Equipamento é desenvolvido em São José (Divulgação)

ITA. Equipamento é desenvolvido em São José (Divulgação)

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está desenvolvendo um equipamento que deve monitorar a presença do novo coronavírus nas partículas de ar. O protótipo, que promete acompanhar áreas de risco, recebeu uma doação de R$ 250 mil do MPT (Ministério Público do Trabalho) para sua confecção.

O trabalho será desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Bioengenharia do ITA, em parceria com o Laboratório de Genômica Médica do Hospital A. C. Camargo Cancer Center e com o IEAv (Instituto de Estudos Avançados) da Força Aérea Brasileira.

O projeto consiste em um equipamento nacional, de baixo custo e de fácil acesso quando comparado aos similares produzidos em outros países. Ele fará o monitoramento seguro da presença de microrganismos dispersos no ar, em particular o coronavírus, em áreas de grande circulação de pessoas como hospitais, aeroportos, indústrias, salas de espera e estabelecimentos comerciais.

A verba destinada pelo MPT será investida na produção do protótipo, incluindo a aquisição de equipamentos, insumos, serviços e equipe técnica, além de outras despesas decorrentes do projeto. Segundo o ITA, a medida preventiva consegue antecipar possíveis novas ondas de retransmissão e contágios decorrentes de novas mutações do vírus, além de liberar áreas que mostram ausência de partículas virais infectantes.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por